sexta-feira, 11 de abril de 2014

GRUPO (ALEMÃO DA) SECESSÃO BERLINENSE [BERLIN SEZESSION] (Berlim, 1898-1933).


 
GRUPO (ALEMÃO DA) SECESSÃO BERLINENSE [BERLIN SEZESSION] (Berlim, 1898-1933).



Destaques: BARLACH, Ernst, Käthe KÖLLWITZ e Max PECHSTEIN.
 

A primeira associação de artistas chamada de Secessão [Sezession] se formou em Munique (1892-1905; v.); depois se formou a Secessão Berlinense, a Secessão Vienense e a Secessão de Darmstadt, entre as mais destacadas. A cidade de Berlim foi das mais importantes no Império sob o comando do último rei da Prússia, o Kaiser Wilhem II, que gostava de arte tradicional, mas cujo sistema social e político autorgava consideráveis recursos e liberdade aos diretores das principais instituições culturais, tanto que os museus da região adquiriram extensas coleções de arte francesa como as pinturas dos artistas Impressionistas.


 
O Grupo da Secessão Berlinense se transformou em um sucesso sob a presidência de Max Liebermann (1847-1935). A Alemanha, antes da I Guerra Mundial, se encontrava em fase de grande prosperidade, nesses anos nos quais ocorreram bem poucas crises na arte, todas de pequena monta e duração. O grupo de artistas da Secessão Berlinense encontrou apoio junto ao escritor e crítico de arte Julius Meier-Graefe (1867-1935), editor da revista Pan (1895-1900), do negociante de arte, escritor e editor Paul Sheerbart (1863-1915) e do editor e marchand Paul Cassirer (1871-1926), dinâmico homem de negócios que levou à cidade obras que ele adquiriu dos expoentes que se destacavam na arte francesa. Em uma das mostras da Secessão Berlinense foram apresentadas cinco pinturas de Vincent van Gogh; e Cassirer expôs outras 19 obras do holandês na sua galeria de arte (dez., 1905). O diretor do principal museu berlinense, a Galeria Nacional, Hugo von Tschudi, adquiriu 05 pinturas de V. van Gogh para o acervo da instituição. A mostra citada da Secessão Berlinense itinerou à Dresden, onde influenciou a formação do primeiro movimento das vanguardas artísticas alemãs no século XX, a do Grupo (Internacional) da Ponte [Die Brücke].



 
A primeira participação em mostras coletivas de Paul Klee (1879-1940), que expôs suas obras em Berlim e Munique, foi na exposição organizada pela associação de artistas dita, Secessão Berlinense (1908). A grande crise que ocorreu na Secessão Berlinense formou a Secessão Nova Berlinense [Neue Berlin Sezession] (v.), que passou a fazer concorrência à anterior, que não encerrou suas atividades. A Secessão Nova Berlinense terminou logo em nova crise, quando deu lugar à Secessão Livre Berlinense [Freie Berlin Sezession] (v.), que durou apenas dois anos (Berlim, 1913-1915; v.).

 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 


ENSAIO. WEINSTEIN, J. Exressionism in War and Revolution. Apud BARRON, S; DIETER-DUBE, W. German Expressionism: Art and Society. New York: Rizzoli, 1997. 399p.: il., algumas color., pp. 30-36.
 
 
MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s. Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 220p., il. color., pp. 52-69, 210.
 

 
PARET, P. The Berlin Secession. Cambridge: University Press, 1980, pp. 21-24.


Nenhum comentário:

Postar um comentário