quinta-feira, 17 de maio de 2012

BIOGRAFIA: GABO, Naum: Neêmia Pevsner (1890-1977).

Genève: Skira, 1992. 163p: il., pp. 31-32, 52.Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989.192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 119, 150-154.
O artista nasceu na Rússia, em Briansky e morreu naturalizado americano em Waterbury (Connecticut, E.U.A.). Gabo foi aluno de Wollflin na Universidade de Munique; ele viajou para a Itália (1912) e França (1914), onde seu irmão Pvsner vivia. Foi seu irmão quem apresentou-o às teorias modernas das obras do Cubismo. Durante a Primeira Guerra Mundial, Gabo se refugiou em Oslo, e seu irmão Pevsner, seguiu-o; ele participou com dez esculturas de importante exposição.

Gabo voltou à Rússia (1917), onde escreveu e divulgou o seu Manifesto Realista (1920), base do programa do Construtivismo russo, documento assinado com seu irmão, Pvsner. Gabo introduziu elementos dinâmicos e plásticos na sua obra escultórica, e inclusive na arquitetura russa, no período em que ele trabalhou com Konstantin Medunetsky, Aleksandra Ekster, Aleksandr Rodchenko e Anton Lavinsky, grupo de artistas plásticos Construtivistas que tinham formação de arquitetos. Os associados construíram monumentos, pavilhões de exposições para feiras agrícolas nacionais, e pavilhões para feiras internacionais, como o pavilhão russo para a Exposição Universal (Paris, 1925).

As as obras escultóricas de Gabo, elaboradas com materiais contemporâneos, participaram da Exposição Internacional de Arte Russa, na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922). Gabo e Pvesner viajaram acompanhando a mostra que organizaram e aproveitaram para nunca mais voltarem a viver na U.R.S.S.

A nova ordem social começou a perseguir as vanguardas artísticas: Gabo permaneceu por curto período na Alemanha, onde participou do Grupo Novembro [Novembergruppe], organizado por Rudolf Schliter e outros, resquício do Dadaísmo berlinense no imediato pós-guerra (1919-1921). Gabo viveu temporada em Paris, onde se encontrava seu irmão Pevsner, ativo participante das vanguardas francesas, escultor que se naturalizou francês (1930). Gabo expôs na mostra individual dita, Plástica Construtiva [Konstrucktive Plastik] (Hanover, 1930), e, junto com Joaquín Torres-Garcia e Michel Seuphor foi um dos organizadores, do Grupo (Internacional) Abstração-Criação (Paris, 1931-1936).

Gabo passou temporada na Inglaterra onde lançou o movimento do Construtivismo inglês, juntamente com o arquiteto inglês Leslie Martin, que publicou o Manifesto e a revista Circle: International Survey of Constructive Art (1935-1937). Gabo editou a revista citada, sendo o primeiro número, com trezentas páginas, diagramado pela escultora Barbara Hepworth.

Gabo viajou depois para os E.U.A. (1938), onde passou temporada: ele expôs suas obras em mostra conjunta com seu irmão, a exposição Gabo-Pvsner, no MoMA (Nova York, 1946). O escultor voltou para a Europa onde construiu o Monumento de Bigenkorf (Amsterdã, 1954-1955).

A fotografia de Naum Gabo com suas obras, bem como a da sua escultura Coluna (1923, vidro, matéria sintética, madeira e metal); a sua Construção Linear no Espaço (1949, matéria plástica e fio e aço), bem como a raríssima foto de seu cenário construtivista para o balé A Gata [La Chatte] (1927), criado para os Balés Russos de Sergei Diaghilev (Paris,1909-1929), se encontram reproduzidas (RAGON, 1992). Outras imagens, de cenários e figurinos do balé, fotografias posadas com os integrantes dos Ballets Russes, liderados por Serge Lifar, se encontram reproduzidas (SHEAD, 1979).

Gabo introduziu novos elementos e materiais na escultura: planos de fios vazados, inclusive fios de aço, apresentando a exploração de idéias originais do grupo do Construtivismo russo, que também ofereceu ao artista participação nas profundas discussões conceituais sobre arte e contemporaneidade na URSS (1920- 1922). Esses conceitos inovadores foram colocados em prática na arte ocidental e tornaram os irmãos, Gabo e Pevsner, precurssores das vanguardas artísticas escultóricas e membros proeminentes, não somente das vanguardas russas e francesas, mas da Arte Ocidental. Duas mostras em homenagem aos irmãos além da permanência das obras de ambos nas mais importantes coleções dos mais destacados museus europeus e norte-americanos, como a do MOMA (Nova York) e do MNAM (Paris). Obras de Gabo e Pvsner foram apresentadas na importante mostra 60 anos de Construtivismo, no Museu de Arte Moderna (Davos, Suíça); e na mostra Naum Gabo, apresentada no Museu de Arte Moderna de Oxford (1987-1988).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



RAGON, M..Journal de l´Art Abstrait.

SHEAD, R. Ballets Russes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário