Feira Internacional Dadá, 1920.

Feira Internacional Dadá, 1920.
Acima Acima Fotomontagens de Raoul Hausmann, sendo a primeira intitulada Tatlin em Casa (1920, colagem, fotografia de Tatlin, 41 x 28 cm, no Moderna Museet, Estocolmo); fotografia de Höch, acompanhada por Raoul Hausmann, ao lado do cartaz que declara A Arte está Morta [Die Kunst ist Tot], na Feira Internacional Dadá. Abaixo, de esquerda para a direita, de cima para baixo: canto com Colagens Dadaístas, grandes retratos de John Heartfield; abaixo, à esquerda, Raoul Hausmann conversa com John Heartfield e Hannah Höch permanece sentada, indiferente à grande obra de George Grosz, colocada na parede em frente, enquanto que a escultura inflável de autoria de Johannes Baader e Raoul Hausmann, O Aracanjo Prussiano, paira no teto da Galeria de Arte do Dr. Otto Buchard; no centro Assemblage de Johannes Baader, maquete de sua construção Grandeza e Decadência da Alemanha (Plasto Die – Dada – Drame), que deveria ser monumento gigantesco com jardins suspensos de arquitetura Dadaísta; acima. à direita, John Heartfield aponta para sua Fotomontagem, com seu retrato ampliado: abaixo, Hannah Höch posa ao lado de sua grande Fotomontagem, a obra Corte com a Faca de Cosinha Kocher [Schnitt mit dem Kuchermesser] (1919-1920, fotomontagem, 114 cm x 90 cm), no acervo da Galeria Berlinense), acompanhada por Raoul Haussmann, na Feira Internacional Dadá [Internacionale Dada Messe], na Galeria Otto Burchard (1920),

sábado, 16 de junho de 2012

BIOGRAFIA: CANUDO, Ricciotto (1877-1923).



BIOGRAFIA: CANUDO, Ricciotto (1877-1923).


O poeta nasceu em Gioia del Cole (Bari, Itália); ele posteriormente radicou-se em Paris (1901-). Canudo tornou-se amigo dos poetas Guillaume Apollinaire e Blaise Cendrars; ele ficou conhecido como o Barista Parisiense [Le Barisien de Paris]. Canudo, além de ser uma pessoa culta e interessante, se tornou crítico de arte, musicólogo, poeta, romancista, teatrólogo e tradutor. Foi Canudo quem traduziu para o idioma francês A Divina Comédia, obra-prima de Dante Alighieri, quando se transformou em um dos maiores divulgadores da obra do grande autor italiano na França. Canudo foi amigo íntimo de Gabrielle D'Annunzio, de quem também traduziu várias obras para o francês.
Canudo fundou a revista La Gazette des Sept Arts [A Gazeta das Sete Artes] (Paris. c. 1923-), dedicada ao cinema (v. Futurismo). Canudo foi mais um dos Futuristas que lançou seu próprio Manifesto: L'Art Cérebriste [Arte Cerebral], publicado no jornal Le Figaro (Paris, 1914). O escritor publicou o poema Skating Rink [Rinque de Patinação] no jornal Le Mercure de France (1920): o texto agradou a Jean Borlin, principal coreógrafo e bailarino dos Balés Suecos [Ballets Suedois], de Rolf de Maré (Paris, 1920-1924). Borlin convidou Fernand Léger para criar a cenografia e os figurinos e transformou o poema de Canudo em balé, com música de Arthur Honegger (1922; v. o Grupo dos Seis). Os desenhos dos cenários e dos figurinos, gráficos e abstratos de Léger, se encontram reproduzidos (HAGER, 1983; v. Balés Suecos).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990. 303p.: il., algumas color., pp. 293-294.

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 440.







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