Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
segunda-feira, 1 de junho de 2015
1924-GRUPO (POLONÊS DO) CONSTRUTIVISMO MECANO-FACTURA (Varsóvia - Berlim, 1924).
GRUPO (POLONÊS DO) CONSTRUTIVISMO MECANO-FACTURA (Varsóvia - Berlim, 1924).
O artista russo Alexander Rodchenko (1891-1956) ganhou a admiração dos artistas de vanguarda depois que lançou as suas pinturas Negro sobre Negro (1918-). Rodchenko substituiu, no cerne das vanguardas soviéticas a popularidade anteriormente conquistada por Kazimir Malevich (1878-1935) com as pinturas do Suprematismo (1915-1916), precursoras do Construtivismo soviético (1921-). Na sua geração, Rodchenko tornou-se destacado artista plástico multimídia, gráfico, escultor e fotógrafo consagrado: ele atendeu ao pedido de Osip Brik (1888-1945) e escreveu o artigo Linha [Linii] (1921), constestando o texto Ponto e Linha sobre o Plano publicado anteriormente por Wassily Kandinsky (1866-1944), estabelecendo o conceito de Fatura [Faktura], que atendia as aspirações do governo comunista, que que queria transformar cada artista do país em produtor de objetos, artesão da Arte Aplicada a produtos industriais. O novo conceito, produzido sob encomenda, foi publicado em uma das revistas estatais de divulgação da arte: Kandinsky contestou-o (1922). Este texto de Rodchenko possibilitou o início da consolidação do conceito russo de Fatura [Faktura] como
[…] a essência da superfície pictórica […] a arte contida em si mesma (Rodchenko).
A divulgação maciça deste conceito propiciou o nascimento e a consolidação do movimento do Produtivismo soviético (v.), que levou os artistas, finalmente, a se enquadrarem na concepção desejada pelos burocratas sob a orientação do PC, almejada por Osip Brik. A partir desse momento, a maioria dos artistas de vanguarda se transformou obrigatóriamente em artistas-proletários, designação cunhada por Brik, verdadeiros operários da arte russa.
A palavra Fatura, conceito de Ate Industrial. foi divulgado no tItulo da mostra individual de Henryk Berlewi (1894-1967), expoente da vanguarda polonesa do Grupo (Polonês) dos Oito [Blok] (v.), visível influência nos países vizinhos do movimento do Construtivismo das vanguardas soviéticas, principalmente a moscovita. Berlewi elaborou seu proprio manifesto, Mecano-Fatura [Mechano-Faktur], assinado com Théo van Doesburg (1882-1931) e publicado em Varsóvia (Polônia, 1924). Berlewi expôs na Galeria da Tempestade, de Herwarth Walden, na mostra Construtivismo Mecano-Fatura [Mechano-Faktur Gestaltungen] (Berlim, 1924). A mostra repercutiu e influenciou às vanguardas polonesas. A obra de Berlewi, Construção Mecano-Fatura [Mecanofacture-construction] (1924. guache/ papel, no acervo do Museu de Lodz, Polônia), bem como a fotografia da mostra Mecano-Fatura, que incluiu automóvel, se encontram reproduzidas (RAGON, 1992).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 66.
DICIONÁRIO. SEUPHOR, M. Dictionaire de la peinture abstraite: precédé d´une histoire de la peinture. Paris: Fernand Hazam, 1957. 305p.: il., p. 131. 21.5 x 15 cm.
RAGON, M. Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il. p. 36.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário