domingo, 22 de novembro de 2015

BIOGRAFIA, LAURENCIN, Marie (1885-1957).

BIOGRAFIA, LAURENCIN, Marie (1885-1957). A artista nasceu e morreu em Paris; de origem modesta, Marie Laurencin estudou no Liceu Lamartine. A futura artista estudou em cursos noturnos de desenho, onde se tornou aluna de M. Quignolot, professor do artista Cubista Georges Braque. Laurencin completou seus estudos de pintura na pouco conhecida Academia Humbert, quando decidiu abraçar a carreira artística. Laurencin passou a escrever poesias, assinando seus escritos como Louise Lalane; a artista foi apresentada à Guillaume Apollinaire e Pablo Picasso; e ao grupo de intelectuais que viviam nos ateliês do Bateau Lavoir (Paris; v., o Grupo do Barco Lavanderia). Laurencin e Apollinaire iniciaram romance, mas a família de Apollinaire ofereceu grande resistência ao casamento dos artistas; o idílio terminou e G. Apollinaire curou sua decepção amorosa com temporada na casa do casal Sonia e Robert Delaunay. Apollinaire tornou-se crítico de arte e escreveu na revista que editou, As Noites de Paris [Les Soirées de Paris] (1912-1914), sua apreciação acerca da arte de Marie Laurencin. Na época de sua ligação com a artista, o pintor primitivo Henri Le Douanier Rousseau, amigo do casal, pintou o retrato de Apollinaire e Laurencin. Laurencin ilustrou com suas Gravuras livros de autores importantes como André Gide: com suas Litografias e Águas Fortes Laurencin ilustrou As Filhas do Vento, do Surrealista René Crevel (1900-1935) e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol (Charles Lutwige Dodgson Carroll, 1832-1898). A artista passou a ser representada pela Galeria de Arte Paul Rosenberg, quando expôs suas obras regularmente (1913-1940). O primeiro quadro vendido de Laurencin foi adquirido pela colecionadora Gertrude Stein (1874-1946), que recebia semanalmente no seu salão cultural elegante, frequentado por artistas e intelectuais franceses, bem como escritores e convidados estrangeiros (1903-1933). Entre os artistas das vanguardas parisienses frequentavam o salão de Stein, P. Picasso, G. Braque e G. Apollinaire, entre outros, como o escritor americano Henry Miller e o músico americano Cole Porter, e o artista plástico Gerald Murphy, quando viveram em Paris (v. o Círculo de Gertrude e Leo Stein). Laurencin foi convidada para executar várias obras cenográficas e figurinos, para vários espetáculos dos Balés Russos, da Companhia Teatral S. P. Diaghilev. Laurencin criou a cenografia e figurinos para O Carnaval dos Bichos [Le Carnival des biches] (1910); somente figurinos para o balé As Núpcias [Les Noces], com cenografia da russa, posteriormente naturalizada francesa, Nataliya Gontcharova (1923). Laurencin criou a cenografia e os figurinos para o balé Os Bichos [Les Biches] (1924), com música de Francis Poulenc, músico do Grupo dos Seis (Paris). Laurencin também criou a cenografia e figurinos para Com quem sonham as jovens, obra teatral encenada na Comédia Francesa (Paris, 1928). Laurencin tornou-se artista culta e sofisticada, que viveu intensamente no meio da vida efervescente das vanguardas francesas. Por ocasião da grande mostra da II Bienal de São Paulo (1953), participou da Sala Especial Cubista a pintura de Marie Laurencin, As duas irmãs (1910, óleo/ tela, 50 cm x 63 cm, coleção de Pierre Roché, Paris). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO GERAL. II Bienal do Museu de Arte Moderna. São Paulo: EDIAM, 1a edição, dez., 1953, p. 168. DICIONÁRIO. MAILLARD, R. (Org.). AHSBERY, J.; BIRD, A.; COGNIAT, R.; COURTHION, P.; DORIVAL, B.; ELGAR, F.; FELS, F.; FORMAGGIO, D.; GIEURE, M.; GREY, M.; LASSAIGNE, J.; LÉJARD, A.; LEYMARIE, J.; LINDWALL, B.; LIVENGOOD, E.; MELLQUIST, J.; McEWEN, F.; MEYER, F.; MIDDLETON, M.; MOULIN, R-J.; MULLER, J. É.; POMÈS, M.; RAPSILBER, E. RAYNAL, M.; REWALD, J.; ROCHÉ, H-P.; ROGER-MARX, C.; RONART, D.; SAN LAZARO, G.; SEUPHOR, M.; SOUPAULT, P.; SPAAK, C.; WADIA, B. Dicionário da Pintura Moderna. Tradução de Jacy Monteiro. São Paulo: Hemus, 1981, p. 184. SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989.192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 116, 119, 127, 128, 130.

Nenhum comentário:

Postar um comentário