domingo, 29 de dezembro de 2013

GRUPO (BRITÃNICO DE) SICKERT (Londres, c. 1911-1913).

 
 
 
GRUPO (BRITÃNICO DE) SICKERT (Londres, c. 1911-1913).


 
O Grupo do Novo Clube da Arte Inglesa [NEAC], bem como o Grupo da Cidade de Candem [Candem Town Group] (v.), passaram ao dominio de Walter Richard Sickert (1860-1942). Surgiu a ramificação paralela desses grupos de vanguarda, conhecida como o Grupo (Britânico) de Sickert (v.). Sickert organizou duas mostras para o grupo, ambas na Galeria Carfax (1911), sendo a segunda itinerante (1912). Ambas as mostras expuseram pinturas dos ditos, Pós-Impressionistas [Post-Impressionists] ingleses; e obras de artistas que surgiram na França agrupados sob a denominação de Neo-Impressionistas (v.).
 
 
 
Participaram do Grupo de Sickert os artistas Harold John Wilde Gilman (1876-1919), Walter Boyes, Robert Polhill Bevan (1865-1925), Malcolm Drummond (1880-1945), Charles Ginner (1878-1952), Spencer Frederick Gore (1878-1914), Augustus John (1878-1971), Duncan James C. Grant (1885-1978), James Dickson Innes (J. D. Iness, 1887-1914), Henry Lamb (1883-1960), Percy Windham Lewis (1882-1957), Lucien Pissarro (1863-1944) filho do Impressionista francês Camille Pissarro; William Radcliffe (1870-1955), Maxwell Gordon Lighfoot (1886-1911), que se suicidou, quando sua vaga foi ocupada por Duncan Grant (1885-1978). J. B. Manson foi secretário da associação de artistas, totalizando 16 associados, sendo que as damas foram totalmente excluídas do grupo. Todos esses artistas, ao mesmo tempo, participaram do Grupo do Novo Clube da Arte Inglesa [NEAC], de onde o Grupo (Britânico) de Sickert emergiu.

 
Esses artistas representaram ramo distinto na arte inglesa, pois apresentaram pinturas no estilo Pontilhista que a crítica chamou de Pós-Impressionista. As obras receberam a influência do pintor francês, Georges Seurat (1859-1890; v. biografia), o primeiro artista a desenvolver a técnica do Divisionismo da pincelada, utilizando a teoria das cores advinda dos ensinamentos científicos de Eugène Chevreuil.
 
 
 
Como o Grupo de Sickert não obteve sucesso, pois as mostras representaram verdadeiro desastre financeiro para todos os participantes, esse fato determinou sua dissolução (1913). Vários dos artistas se associaram pouco depois, ao dito, Grupo de Londres (v.). A exposição Walter Sickert: Nus da Cidade de Camden, foi realizada na Galeria de Arte do Instituto Courtauld (Londres, 25 out., 2007 - 20 jan., 2008) (Art News).
 


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
 
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists.by Ian Chilvers. Oxford, N.Y.: Oxford University Press, 1990. 517p., , pp. 434-435. (Oxford reference).

 
 
DICIONÁRIO. MAILLARD, R. (Org.). AHSBERY, J.; BIRD, A.; COGNIAT, R.; COURTHION, P.; DORIVAL, B.; ELGAR, F.; FELS, F.; FORMAGGIO, D.; GIEURE, M.; GREY, M.; LASSAIGNE, J.; LÉJARD, A.; LEYMARIE, J.; LINDWALL, B.; LIVENGOOD, E.; MELLQUIST, J.; McEWEN, F.; MEYER, F.; MIDDLETON, M.; MOULIN, R-J.; MULLER, J. É.; POMÈS, M.; RAPSILBER, E. RAYNAL, M.; REWALD, J.; ROCHÉ, H-P.; ROGER-MARX, C.; RONART, D.; SAN LAZARO, G.; SEUPHOR, M.; SOUPAULT, P.; SPAAK, C.; WADIA, B. Dicionário da Pintura Moderna. Tradução de Jacy Monteiro. São Paulo: Hemus, 1981, pp. 309-310.

 
 
INTERNET. CHILVERS, I. New English Art Club. A Dictionary of Twentieth- Century Art. 1999. Encyclopedia.com. 18 Feb. 2010 Disponível em: <http://www.encyclopedia.com> Acesso em 20 mar., 2010.

 
 
INTERNET. Art Knowledge News - Keeping You in Touch with the World of Art... Courtauld Institute of Art to host Walter Sickert: The Camden Town Nudes. Disponível: "Art News" <signups@artknowledgenews.com>.Acesso: 01 set., 2007.
 

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