quarta-feira, 17 de setembro de 2014

1924-1925. GRUPO DA ASSOCIAÇÃO (INTERNACIONAL) DE ARTISTAS VERMELHO-AZUL [ROT-BLAU] (Davos, Suíça, 1924-1925).

GRUPO DA ASSOCIAÇÃO (INTERNACIONAL) DE ARTISTAS VERMELHO-AZUL [ROT-BLAU] (Davos, Suíça, 1924-1925). Essa associação de artistas reuniu o alemão Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938), expoente do Grupo (Internacional) da Ponte [Die Brücke] (v.), a August Hermann Sherer (1893-1927), e aos artistas suíços Paul Camenish (1893-1970), Albert Müller (1897-1926), Philipp Bauknecht (1884-1959), e ao holandês Jan Wiegers (1893-1959), entre outros. O alemão Sherer nasceu em família sem recursos: ele precisou trabalhar desde os 14 anos de idade, foi aprendiz de oficina de lapidação de pedras. Durante a Primeira Guerra Mundial Sherer viveu na Basiléia, onde se tornou assistente do escultor Otto Roos. Nessa cidade Sherer começou a esculpir, quando conheceu Kirchner, que convidou-o para viver em Davos. Albert Müller nasceu na Basiléia: ele foi desenhista, gravador, pintor e escultor e é considerado uma das maiores expressões do Expressionismo suíço. O artista estudou na sua cidade natal em estúdio de Arte do Vidro; e na escola vocacional de artes, no Curso Geral Profissionalizante [Allgemeine Gewerbeschule]. Seguindo o exemplo do artista suíço Cuno Amiet (1868-1961), expoente do Grupo da Ponte, Müller passou a empregar cores luminosas que divergiam totalmente do estilo vigente na arte dos pintores suíços da época. A pintura de Müller passou a atrair atenção (1919-): dois anos depois o artista foi viver na região suíça do Ticino, mas reteve laços próximos com a Basiléia. Müller recebeu muita influência da pintura do francês Louis Moilliet (1880-1962) e do norueguês Edvar Munch (1863-1944), expoente do Expressionismo internacional, até seu encontro com Ernst Ludwig Kirchner, que providenciou o ponto de partida de sua arte na via da linguagem pictórica pessoal (1923-). Müller passou a produzir sucessão de paisagens e variações no tema da figura humana, frequentemente usando como modelos pessoas de sua própria familia. O artista produziu esboços energéticos, aquarelas com tonalidades intensas e esculturas rudimentares em madeira, quase sermpre policromadas. As suas gravuras se destacaram na forma de poderosas Xilogravuras com cores contrastantes, que permitiram ao artista explorar toda a gama de contrastes com auxílio das técnicas de aquatinta, pincel e buril. No Ano Novo, Kirchner e seus amigos Sherer, Camenish e Müller fundaram a Associação (Internacional) de Artistas Vermelho Azul. Se bem que Müller participou do grupo durante curto período, foi decisiva sua contribuição ao nascimento das vanguardas na região suíça. Pouco tempo depois da morte precoce de Müller, o Gabinete de Gravuras e Desenhos [Kupferstichkabinett] (1929), adquiriu número considerável de obras dele para o acervo sempre acrescido de doações, que, complementadas por pinturas e esculturas no acervo do Museu de Arte da Basiléia [Kunstmuseum Basel], formaram a mostra individual Albert Müller: Pinturas, Esculturas e Gravuras (fev., 2010). Obras de Bauknecht, Müller, Kirchner, Sherer, Wiegers, Wiegers, entre outros participantes do Grupo Vermelho -Azul, foram apresentadas na mostra Expressionismo nas Montanhas, no Museu de Arte de Berna [Kunstmuseum Bern] (2011).# REFERÊNCIAS SELECIONADAS: INTERNET. Ernst Ludwig Kirchner. From Wikipedia, the free encyclopedia. 25 dez., 2010. Disponível: Acesso: 13 fev ., 2011. INTERNET. Art Knowledge News - Keeping You in Touch with the World of Art... Kunstmuseum Basel to show Albert Müller: Paintings, Sculptures and Prints. Written by Oscar Blumenthal Tuesday, 09 February 2010. Disponível: "Art News" .Acesso: 09 fev., 2011. INTERNET. Art Knowledge News - Keeping You in Touch with the World of Art... Scherer's works are currently featured in the exhibition Expressionism from the Mountains - Kirchner, Bauknecht, Wiegers and the Group "Rot-Blau" at the Kunstmuseum Bern. 09 fev., 2010. Disponível: "Art News" .Acesso: 09 fev., 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário