sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

BIOGRAFIA: BOMBERG, David (1890-1957).

 
 
BIOGRAFIA: BOMBERG, David (1890-1957).



 
Um dos mais injustiçados precursores das vanguardas artísticas internacionais, David Bomberg nasceu de familia de origem judaica polonesa em Birmingham, Inglaterra. Bomberg sofreu consideráveis privações na infância, passada no bairo londrino de Whitechapel. O futuro artista seguiu o curso do litógrafo Paul Fischer; ele foi encorajado a pintar por John Singer Sargent (1856-1925).
 
 
Bomberg estudou no curso regular de Desenho, ministrado no Museu Victoria e Albert. Bomberg tornou-se aluno de Walter Richard Sickert (1860-1942), fundador da Galeria Cidade de Candem [Candem Town Gallery], na Escola de Arte Westminster (1908-1910). Quando recebeu prêmio de Desenho Bomberg passou a ser patrocinado pela Sociedade de Apoio Judaica [Jewish Aid Society] e pôde estudar na Escola de Arte Slade (1911-1913). Na época a cidade de Londres experimentou grande sucessão de mostras das vanguardas francesas, do Impressionismo bem como do Pós-Impressionismo, que influenciaram-no, pois compreeendeu precocemente o significado das vanguardas do Cubismo francês (Paris, 1908-1925) e do Futurismo italiano (Milão, 1909-1944). Na companhia de seu colega Sir Jacob Epstein (1880-1959), Bomberg foi a Paris, viagem empreendida com a finalidade de encontrar obras que pudessem participar da Seção de Arte Judaica da Exposição Arte do Século XX, realizada na Whitechapel Gallery (Londres, 1913).

Bomberg desenvolveu seu estilo precursor na Abstração Geométrica, mesmo com total desaprovação de seus professores da Escola de Arte Slade. As pinturas de Bomberg participaram da primeira exposição do Grupo de Londres [London Group], realizada na Galeria Chenil (1914). O artista expôs sua pintura (In the Hold, 1913-1914), considerada sua obra-prima, hoje pertencente ao acervo da Tate Gallery. Esta obra de Bomberg antecipou o Suprematismo russo, lançado por Kazimir Malevich dois anos depois (1915). As obras de Bomberg foram bem recebidas pela crítica, mas não produziram as vendas que o artista tanto necessitava; premido pelas circunstâncias ele aceitou o convite de organização sionista e foi viver na Palestina (1923-).
 
 
O artista passou a ganhar a vida com ilustrações para jornais e revistas, bem como composição gráfica de panfletos; depois de viajar muito à serviço da organização que o empregou, Bomberg voltou a viver na Inglaterra (1927). Décadas depois o artista tornou-se professor da Faculdade Politécnica Borough (Londres, 1945-1953). Bomberg formou com seus alunos Frank Auerbach (1931-) e Leon Kossof (1926-), o Grupo Borough (Borough Group, 1947-1950), que transformou-se no Grupo Borough Bottega (Borough Bottega Group, 1953-1956), ambos com parca divulgação e sem qualquer sucesso. O artista, amargurado pela falta de reconhecimento de sua obra realmente original e precursora, foi viver na Espanha, somente voltando à Inglaterra pouco antes de falecer.
 
 
De acôrdo com o crítico de arte e diretor de importantes instituições culturais inglêsas Sir John Rothenstein, citado em CHILVERS (1998): “...durante sua vida foi o mais negligenciado dos grandes artistas ingleses de seu tempo”. Sua obra somente foi reconhecida depois de sua morte, tendo sido homenageado com exposição na Tate Gallery (1988).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 434-435. 30 x 22 cm.



DICIONÁRIO. CHILVERS, I. A Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., pp. 82-83. (Oxford reference). 24 x 16 cm.

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