sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BIOGRAFIA: FRY, Roger (1866-1934).

 
BIOGRAFIA:FRY, Roger (1866-1934).



Artista inglês, crítico de arte e professor pertenceu ao chamado Grupo (Britânico) de Londres [London Group] (v.), fundado por Harold John Wilde Gilman (1876-1919), entre outros. Fry pertenceu ao multidisciplinar Grupo (Britânico) Bloomsbury (v.). Fry estudou matemática, ciências, pintura e crítica de arte em Cambridge; ele foi dos principais responsáveis pelo despertar da arte moderna na Inglaterra, e, depois de John Ruskin (1819-1900), foi seu mais influente crítico. A importância de Fry deveu-se principalmente ao fato de ser brilhante palestrante, crítico de arte formador de opinião, professor e editor do Magazine Burlinghton (Burlington Magazine, Londres, 1903-). Fry publicou várias monografias sobre artistas como Bellini (1899), Cézanne (1927) e Matisse (1930).



Roger Fry fundou os Ateliês Omega [Omega Workshops] (1884-1920), visando a produção de objetos diferenciados, de arte aplicada e bom desenho. Os ateliês foram organizados dentro das melhores tradições das Artes Aplicadas inglesas, herdadas do artista plástico, escritor e revolucionário William Morris (1834-1896). Wyndham Lewis (1884-1957) participou do grupo que inluiu os artistas plásticos Cuthbert Hamilton (1884-1959), Helen Saunders (1885-1963), Christopher Nevinson (1889-1946) e Edward Wadsworth (1889-1949); entre outros como Duncan Grant (1885-1978), Vanessa Bell (1879-1961), irmã de Virginia Woolf (1882-1941); ela, a irmã escritora, Clive Bell (1881-1964) e Grant, entre outros, posteriormente participarão do multidisciplinar Grupo (Britânico) Bloomsbury. Nestes famosos ateliês trabalharam importantes artistas ingleses que, posteriormente, fundarão diversos grupos vanguardistas.



Frank Rutter (1876-1937), escritor, crítico de arte e Conservador-Chefe da Galeria de Leeds, redator e editor da revista Notícias da Arte [Art News], convidou W. Lewis entre outros artistas de seu grupo como Frederick Etchells (1886-1973) e Edward Wadsworth (1889-1949) para participarem da dita, primeira Mostra Pós-Impressionista e Futurista [Post-Impressionist and Futurist Exibition], organizada por Roger Fry, mas com sua curadoria. Rutter se tornou um dos mais destacados críticos de arte de sua geração e, no mesmo ano, ele lançou seu livro Arte Revolucionária [Revolutionary Art] (1910). Nesse outono londrino a mostra obteve o maior destaque na imprensa da época, inaugurada nas Galerias Doré; foi a primeira que incluiu obras dos vanguardistas ingleses, até então influenciados pelos movimentos do Cubismo francês e do Futurismo italiano.



Fry passou prolongada temporada na América, onde, depois que descobriu a arte de Paul Cézanne (1839-1906) tornou-se um dos principais divulgadores da arte das vanguardas francesas. Fry tornou-se curador do Museu Metropolitano (Nova York, 1906-1910). Fry pintou algumas Abstrações e muitos retratos, vários pertencem ao acervo da Galeria Nacional do Retrato [National Portrait Gallery], em Londres.


 

REFERÊNCIA SELECIONADA:

 

DICIONÁRIO. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford, N.Y.: Oxford University Press, 1990. 384p., p. 169. (Oxford reference). 19,5 x 13 cm.

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