segunda-feira, 25 de novembro de 2013



 



VORTICISMO OU VORTEX INGLÊS [VORTICISM OR ENGLISH VORTEX] (Londres, 1914-1915; Nova York, 1917).



Depois de participar do Grupo dos Ateliês Ômega (v.), organizados por Roger Fry (1866-1934), do qual se retirou com grupo de artistas associados, Percy Whyndham Lewis (1882-1957) fundou, patrocinado por Kate Lechmere (1887-1976), o Centro de Arte Rebelde [Rebel Art Centre] (Londres, março, 1914-1915). Marcado por muitas polêmicas com o grupo do Futurismo italiano (v.), que tentava estabelecer relações amistosas com as vanguardas inglesas e publicou o Arte Inglêsa Vital Manifesto Futurista [Vital English Art Futurist Manifest], assinado por Christopher Nevinson (1889-1946) e F. T. Marinetti (1876-1944), lançado no jornal londrino The Observer (Londres, 07 jun., 1914). O texto desse Manifesto se encontra reproduzido (HULTEN, et al., 1986: 529).

 
O Grupo (Britânico) do Vorticismo provocou grande impacto nas estagnadas vanguardas inglesas: sua aparição se mostrou revitalizadora. Participaram Lewis, teórico do movimento; dois norte-americanos, o fotógrafo Alvin Langdon Coburn (1882-1966), 
naturalizado e o poeta Ezra Pound (1885-1972), que viveu décadas na Europa; o amigo de Pound, escritor inglês Richard Aldington (1892-1962); os escultores Sir Jacob Epstein (1880-1959), o francês Henri Gaudier-Brzeska (1891-1915) e Lawrence Athkinson (1873-1931); os artistas plásticos como fotógrafo pictorialista e pintor Malcolm Arbuthnot (1877-1967), Jessica Stewart Dismorr (1885-1924), Harold Gilman (Harold John Wilde Gilman, 1876-1919), Spencer Frederick Gore (Freddy, 1878-1914), Cuthebert Hamilton (1884-1959), Percy Whyndham Lewis (1884-1957), Christopher Nevinson (Christopher Richard Wynne Nevinson, 1889-1946) associado ao Futurismo, que abandonou em prol do Vorticismo; William Roberts (1895-1980), Helen Saunders (1885-1963) e Edward Alexander Wadsworth (1889-1949).
 
 

Esse movimento foi inicialmente chamado de A Nova Era [The New Age], título da revista publicada pelo poeta, escritor e editor Ezra Pound, na época influente nas vanguardas inglesas. Depois que Lewis minimizou a influência de Pound, o grupo foi chamado de Vorticista [Vorticist] ou de Grupo do Vortex Inglês [English Vortex]. O coletivo adotou, tanto nas obras fotográficas como nos desenhos e obras gráficas e pictóricas, o ponto central, dito, vortex, para o qual confluíam todas as linhas das artes do grupo.
 
 
Kate Lechmere financiou, Lewis editou e lançou com seu grupo a Rajada: Revista do Grande Vortex Inglês [Blast Review of The Great English Vortex], com dois números (n. 01, 20 junho, 1914, lançado em 2 de julho, 1914; e o dito, Número de Guerra, n. 02, jul., 1915). Nas revistas foram publicados os principais textos teóricos do movimento, inclusive o Manifesto Vorticista [Vorticist Manifesto], do qual Lewis foi redator (N. 01). Assinaram o longo texto composto com tipografia criativa o escritor Richard Aldington, o artista plástico e fotógrafo Malcolm Arbuthot; o escultor Lawrence Atkinson; o escultor francês Henri Gaudier-Brzeska; os artistas plásticos Jessica Dismorr, Cuthebert Hamilton, William Roberts, Helen Saunders, Edward Alexander Wadsworth; o poeta americano Ezra Pound; e Percy Wyndham Lewis. No segundo número da revista foi publicado o obituário do escultor francês Henri Gaudier-Brzeska que faleceu no mesmo ano no conflito mundial (1915). As revistas publicaram poema de Saunders, textos de Lewis, Pound, do futuro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, T. S. Eliot (Thomas Stearns Eliot, 188-1965), ilustrações de Nevinson que declarou ser de sua criação o nome da publicação, Rajada [Blast] (HULTEN, et al., 1986: 528).
 
 
Pound persuadiu seu amigo americano, o advogado abastado John Quinn (1866-1934), a comprar várias obras do grupo. Quinn organizou a primeira e única mostra Vorticista em Nova York (1917). Quinn encorajou o fotógrafo Alvim Langdon Coburn a realizar fotografias experimentais, quase abstratas, ditas, Vorticistas (1919). Duas mostras coletivas anteriores expuseram obras dos vanguardistas, futuros Vorticistas: o Salão do AAA, da Associação dos Artistas Aliados [Allied Artists Association], que expôs obras de Atkinson, Lewis e Nevinson, entre outros (Londres, 1913); e a dita, Sala Cubista, na exposição do Grupo Cidade de Candem e Outros, cuja apresentação no catálogo foi com ensaio de Lewis (Brighton, 1913). As duas verdadeiras mostras nacionais dos Vorticistas ocorreram em Londres, sendo a primeira realizada nas Doré Galleries (10 jun., 1915) e a segunda na Leicester Gallery (1º ago., 1916).

 
A chegada da I Guerra Mundial (1914-1918) foi prejudicial ao dito, Vorticismo. No final do conflito os Vorticistas organizaram sua derradeira exposição, a única internacional: a mostra ocorreu na Galeria Penguin, inaugurada em 10 janeiro (Nova York, 1917). O Grupo Vorticista, das primeiras vanguardas inglesas, encerrou suas atividades depois da terceira mostra. A exposição Wyndham Lewis e os Vorticistas [Whyndham Lewis and the Vorticists], homenageou o grupo, expoente das primeiras vanguardas no país, na Galeria Tate [Tate Gallery] (Londres, 1956); e, décadas mais tarde, a mostra Vorticismo e seus aliados [Vorticism and its Allies] ocorreu na Hayward Gallery (Londres, 1985).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


CATÁLOGO. HULTEN, P. (Org.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 421, 481, 487, 503,528-529, 565.
 
 
ENSAIO. BRETTE, A. Formulation d' un groupe rebelle à l' Exposition d' Octobre 1913. Traduction de Thérèze Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.; ELIOT, T. S.; KENNER, H.; LEMAIRE, G-G.; LEWIS, W.; McLUHAN, M.; POUND, E.; RODITI, É.; WEST, R. Windham Lewis et le Vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Pandora Ed., 1982. (Cahiers Pour un Temps).

 
ENSAIO. LEMAIRE, G-G. Prolégomènes au Vorticisme: Flux et Reflux en Angleterre. Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M.: POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).

 
ENSAIO. LEWIS, W. Wyndham Lewis et le vorticisme. Traduction de Thérèse Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).
 
 
ENSAIO. LEWIS, W. Vive le Vortex! Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. In Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).
 
 
ENSAIO. LEWIS, W. La vie est la chose importante. Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).

 
ENSAIO. POUND, E. La Guerre vue par le peintre Wyndham Lewis. Traduction de Hélène Bokanowski. Apud CATÁLOGO. LEWIS, W., CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M.:POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).

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