domingo, 10 de novembro de 2013

BIOGRAFIA: RIVERA, Diego (1886-1957).

 



BIOGRAFIA:RIVERA, Diego (1886-1957).

 



O pintor e Muralista Mexicano Diego Rivera nasceu em Guanajuato e faleceu na Cidade do México. O artista, de personalidade bastante controversa, é considerado como um dos maiores muralistas de seu país juntamente com seus compatriotas David Alfaro Siqueiros e José Clemente Orozco. Parte da formação de Rivera foi européia: durante vários anos ele viveu na Europa (1907-1921).

 
A obra de Rivera de sua primeira fase, sofreu a influência do Cubismo, principalmente de Pablo Picasso, quando Rivera pintou obras de estética Cubista como El Grande de Espana (El Angel Azul, 1914). Nesta fase de sua obra, Rivera foi o grande explorador da cor, a partir dos princípios do Simultaneísmo do Orfismo de Robert Delaunay, conforme podemos ver na obra citada, que esteve no Brasil apresentada na mostra Latitudes: Mestres Latino-Americanos na Coleção FEMSA, no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo,12 fev. – 05 abr., 2009).



Rivera encontrou Siqueiros que estava vivendo em Paris, quando ambos criaram o Manifesto Sobre a Criação de Uma Arte Mexicana (1921), publicado na revista que Siqueiros editava, Vida Americana (Barcelona, Espanha). No mesmo ano, tanto Siqueiros bem como Rivera voltaram a seu país natal, depois que Álvaro Obregón foi eleito presidente do México.


André Breton, logo depois que visitou o México pela primeira vez, escreveu o texto Lembrança do México[Souvenir du Mexique], o relato apaixonado dos meses que o escritor passou no país, onde se encontrou com Diego Rivera e Léon Trotsky. Com a dupla A. Breton fundou a FIARI/ Federação Internacional Para Uma Arte Independente e deixou-se fotografar lado a lado com Rivera e Trotski, em Coyoacán (v., Surrealismo).


As pinturas de Rivera, Paisagem Simbólica (1940, óleo/ tela, 121 x 152 cm, Art Museum, San Francisco); o afresco, pintado na Pan-American Union (Washinghton D.C., 671 x 2130 cm), se encontram reproduzidas (GROVE, 2000). Os quadros Os Semeadores [Los Sembradores] (óleo/ tela, 64 x 98 cm, doação de Assis Chateaubriand) e As Ilusões [Las Illusiones] (1944, óleo/ cartão, 33 x 42 cm, doação de Valentim Bouças), se encontram na coleção permanente do MASP - Museu de Arte de São Paulo, a cujo acervo pertence a pintura de Amedeo Modigliani, Retrato de Diego Rivera (Paris, 1914).
 



 
REFERÊNCIASSELECIONADAS:
 
 
 

ADES, D.; BRETT, G.; CATLIN, S. L.; O´NEILL, R. (Biogr.) Arte na América Latina. A Era Moderna, 1820-1980. Tradução de Maria Thereza de Rezende Costa. São Paulo: Cosac e Naify Edições, 1997, pp. 287-289, 323.

 


DICIONÁRIO. CHILVERS, I. A Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., p. 397. (Oxford reference). 24 x 16 cm.


ENCICLOPÉDIA. GROVE, .E.; TURNER, J. (ed.). Encyclopedia of Latin American and Caribbean Art. New York: Jane Turner and Grove, 2000. 782p., 40p. de lâminas color.: il., mapas.,plates XXIII, XXIV e XXV. (Grove Encyclopedias of the Art of Americas, 2 v.).
 



BRITT, D.; MACKINTOSH, A.; NASH, J. M.; ADES, D.; EVERITT, A; WILSON, S.; LIVINSGSTONE, M. Modern Art: from Impressionism to Post-Modernism. London: Thames and Hudson, 1989, 416p.: il., p. 256.


 

FOLHETO. Latitudes: Mestres Latino-Americanos na Coleção FEMSA. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 12 fev. – 05 abr., 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário