GRUPO (INTERNACIONAL PARISIENSE DOS) COLORISTAS ESCOCÊSES [THE SCOTTISH COLORISTS] (Paris, 1900-1908; 1924).
REFERÊNCIA:
Esse grupo se conheceu e se formou na França com vários artistas escoceses que estudaram na capital das artes, como Francis Campbell Boileu Codell (1883-1937), John Duncan Fergusson (1874-1931), George Leslie Hunter (1877-1931) e Samuel John Peploe (1871-1925). As pinturas do Grupo (Internacional) dos Coloristas Escoceses foram influenciadas pela vanguarda do Grupo (Francês) do Impressionismo e Pós-Impressionismo (Paris, c. 1874-1924; v.). Esse grupo ocupou uma posição central e preponderante na formação do modernismo na arte escocesa. Nenhuma das obras dos vanguardistas participou das mostras londrinas organizadas por Roger *Fry, no início da segunda década do século XX (1910-1912).
As obras de todos os artistas participaram da mostra Os Pintores da Escócia Moderna [Les Peintres de L' Écosse Moderne], realizada na Galeria Barbazanges (Paris, 1924). Os artistas escoceses foram os verdadeiros sucessores do Grupo (Escocês) do Impressionismo ou do Grupo dos Garotos de Glasgow; v. o Grupo (Escocês) da Escola de Glasgow; v. o Grupo dos Quatro (Glasgow, Escócia; Londres, Inglaterra, c. 1890-1910); e v. o Grupo da Garotas de Glasgow, formado a partir das irmãs MacDonald, do Grupo dos Quatro.
REFERÊNCIA:
CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p.,Oxford reference).
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