GRUPO (INTERNACIONAL PARISIENSE DO) CÍRCULO DE GERTRUDE E LÉO STEIN (Paris, c. 1903-1923).
Foi no salão de Léo e Gertrude Stein que Picasso conheceu o artista Georges Braque (1882-1963), com ele passou a conviver e, na sua companhia, visitar museus e exposições (1907-1914). Na época Picasso vivia com Fernande Olivier (Amélie Long, 1881-1966) e participava do Grupo do Barco-Lavanderia [Bateau-Lavoir] e de A Colméia [La Ruche] (Paris, 1907-1914; v.). Braque e Picasso foram os mentores do Cubismo (v. o Grupo do Cubismo, Paris, 1908-1925). Frequentava o salão parisiense dos Stein o jovem artista Henri Matisse (1969-1954), que também retratou Gertrude Stein; Juan Gris (1887-1927), que ilustrava revistas de humor com desenhos satíricos que assinava como Giris; André Derain, que, como Picasso e Braque se tornou cenógrafo e figurinista dos Balés Russos (Paris, 1909-1929); Guillaume Apollinaire (1880-1918), poeta e cr;itico de arte, mentor das vanguardas francesas, influente inclusive sobre André Breton (1896-1966), idealizador do Grupo do Surrealismo (v.); entre outros participantes do cìrculo de relações mais próximas de Picasso, artistas, músicos e escritores, franceses e estrangeiros, que aceitaram a generosa hospitalidade da capital das artes européias.
A reunião semanal de sábado realizada no salão dos Stein passou a atrair a vanguarda internacional (1917-). Cole Porter (1881-1964), colega de Gerald Murphy (1888-1964) na Universidade de Yale, onde ele se destacou como criador do hino da universidade e dos hinos das sociedades universitárias, até hoje cantados. O músico Porter e seu colega, o artista plástico Murphy, casado com a rica Sarah Wiborg de família de Cinccinatti, pertenciam à alta sociedade norte-americana. O Círculo de Gertrude Stein atraiu escritores como Samuel Beckett, James Joyce, Ernest Hemingway, John dos Passos e Francis Scott Fitzgerald; músicos, como Igor Stravinsky; dançarinos e coreógrafos como Georges Balanchine e Isadora Duncan, entre outros artistas, como Man Ray, Joan Miró e Constantin Brancusi.
Essa geração, que Gertrude Stein chamou de Geração Perdida [Lost Generation] foi retratada em muitos romances: muitos reconhecem o dito, Casal de Ouro, Sarah e Gerald Murphy, fotografado na companhia de Cole Porter e outro casal em Veneza (1923), nos personagens Nicole e Dick Diver de Suave é a Noite [Tender is the Night] (Fitzgerald). E o casal descrito no romance de Ernest Hemingway, passado em Nice onde muitos dos convidados dos Murphy nadaram em Eden Roc, acontecimento reproduzido no romance Jardim do Éden [Garden of Eden].
Gerald Murphy foi o único cenógrafo norte-americano a criar cenários para a música de Cole Porter na encenação de Dentro da Cota, musical encenado por Rolf de Maré nos Balés Suecos (Paris, 1924; v.). Dois romances, Living Well Is the Best Revenge [Viver Bem é a Melhor Vingança] de Calvin Tomkins (1971) e Everybody Was So Young [Todos Eram Tão Jovens], de Amanda Vaill (1995), foram baseados na vida do casal Murphy com ênfase cordial, diferentemente da ênfase negativa do casal retratado nos romances citados anteriormente, de Fitzgerald e Hemingway.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
APOLLINAIRE, G. Aesthetic Meditations on Painting: The Cubist Painters. Paris, 1913. Apud APOLLINAIRE, G.; EIMERT, D.; PODOKSIK, A. (Biograf.). Cubism. Translated by Dorothea Eimert. New York: Parkstone Press International, 2010, 200p., ils. color., pp.6-26. 24.5 cm x 28.5 cm.
Os irmãos norte-americanos Léo e Gertude Stein se instalaram na cidade luz, no n. 27 da rue de Fleuris. Nesse endereço os irmãos reuniram a nata das vanguardas internacionais que visitavam a cidade, ou nela passavam temporadas (Paris, c. 1903-1930). O artista emergente Pablo Picasso (1871-1982), foi escolhido para retratar Gertrude na sua primeira pintura dita, Proto-Cubista. A retratada disse que o retrato não se parecia com ela, e Picasso retrucou: Parecerá.
Foi no salão de Léo e Gertrude Stein que Picasso conheceu o artista Georges Braque (1882-1963), com ele passou a conviver e, na sua companhia, visitar museus e exposições (1907-1914). Na época Picasso vivia com Fernande Olivier (Amélie Long, 1881-1966) e participava do Grupo do Barco-Lavanderia [Bateau-Lavoir] e de A Colméia [La Ruche] (Paris, 1907-1914; v.). Braque e Picasso foram os mentores do Cubismo (v. o Grupo do Cubismo, Paris, 1908-1925). Frequentava o salão parisiense dos Stein o jovem artista Henri Matisse (1969-1954), que também retratou Gertrude Stein; Juan Gris (1887-1927), que ilustrava revistas de humor com desenhos satíricos que assinava como Giris; André Derain, que, como Picasso e Braque se tornou cenógrafo e figurinista dos Balés Russos (Paris, 1909-1929); Guillaume Apollinaire (1880-1918), poeta e cr;itico de arte, mentor das vanguardas francesas, influente inclusive sobre André Breton (1896-1966), idealizador do Grupo do Surrealismo (v.); entre outros participantes do cìrculo de relações mais próximas de Picasso, artistas, músicos e escritores, franceses e estrangeiros, que aceitaram a generosa hospitalidade da capital das artes européias.
A reunião semanal de sábado realizada no salão dos Stein passou a atrair a vanguarda internacional (1917-). Cole Porter (1881-1964), colega de Gerald Murphy (1888-1964) na Universidade de Yale, onde ele se destacou como criador do hino da universidade e dos hinos das sociedades universitárias, até hoje cantados. O músico Porter e seu colega, o artista plástico Murphy, casado com a rica Sarah Wiborg de família de Cinccinatti, pertenciam à alta sociedade norte-americana. O Círculo de Gertrude Stein atraiu escritores como Samuel Beckett, James Joyce, Ernest Hemingway, John dos Passos e Francis Scott Fitzgerald; músicos, como Igor Stravinsky; dançarinos e coreógrafos como Georges Balanchine e Isadora Duncan, entre outros artistas, como Man Ray, Joan Miró e Constantin Brancusi.
Essa geração, que Gertrude Stein chamou de Geração Perdida [Lost Generation] foi retratada em muitos romances: muitos reconhecem o dito, Casal de Ouro, Sarah e Gerald Murphy, fotografado na companhia de Cole Porter e outro casal em Veneza (1923), nos personagens Nicole e Dick Diver de Suave é a Noite [Tender is the Night] (Fitzgerald). E o casal descrito no romance de Ernest Hemingway, passado em Nice onde muitos dos convidados dos Murphy nadaram em Eden Roc, acontecimento reproduzido no romance Jardim do Éden [Garden of Eden].
Gerald Murphy foi o único cenógrafo norte-americano a criar cenários para a música de Cole Porter na encenação de Dentro da Cota, musical encenado por Rolf de Maré nos Balés Suecos (Paris, 1924; v.). Dois romances, Living Well Is the Best Revenge [Viver Bem é a Melhor Vingança] de Calvin Tomkins (1971) e Everybody Was So Young [Todos Eram Tão Jovens], de Amanda Vaill (1995), foram baseados na vida do casal Murphy com ênfase cordial, diferentemente da ênfase negativa do casal retratado nos romances citados anteriormente, de Fitzgerald e Hemingway.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
APOLLINAIRE, G. Aesthetic Meditations on Painting: The Cubist Painters. Paris, 1913. Apud APOLLINAIRE, G.; EIMERT, D.; PODOKSIK, A. (Biograf.). Cubism. Translated by Dorothea Eimert. New York: Parkstone Press International, 2010, 200p., ils. color., pp.6-26. 24.5 cm x 28.5 cm.
BÉHAR, H. André Breton le grand indésirable. Paris: Calmann-Levy, C. N. de Lettres, 1990. [16] p. de lam.: retrs.
CATÁLOGO. A Escola de Paris. Rio de Janeiro: MAM, sd, pp. 14, 15, 52.
CATÁLOGO. BEAUMELLE ET AL. André Breton, La Beauté Convulsive. Paris: MNAM – Centre Georges Pompidou, 1991, pp. 87, 89.
CATALOGUE RAISONNÉ. CACHIN, F.; MINERVINO, F. Tout l'oeuvre peint de Picasso, 1907-1916. Introduction par Françoise Cachin; documentition par FiorellaMinervino. Paris: Flammarion, 1977. 135p.: il. algumas color. - notas gerais – inclui índices; cronologia, pp. 85, 127. 23,5 x 31 cm.
CATALOGUE RAISONNÉ. DAIX, P.; ROSSELET, J. Le cubisme de Picasso: catalogue raisonée de l'oeuvre peint, 1907-1916. Neuchatel: Îdes et Calandes, 1979. 366p.: il.
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., pp. 138-139. (Dictionnaires specialisés).
ENTREVISTA. CREMIEUX,F.; KHANWEILLER, D-H. Entrétien avec François Cremieux. Paris: Gallimard,1961.
HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990. 303p.: il., algumas color., p. 299.
JOHNSON, D.; JOHNSON, M. The age of illusion: art and politics in France, 1918-1940. London: Thames and Hudson, 1987, p. 100.
LÉVÊQUE, J-J. Le triomphe de l'art moderne: les Anées Folles. Paris: A. C. R. Éd. Internationalles, 1992. 624p.: il., retrs., pp. 260, 299, 304.
PICASSO, P.; CORTENOVA, G. (Colab.); DOLL, C (Adapt.). Picasso. Paris: Grund, 1991. 287p.: il.
SEUPHOR, M. Dictionaire de la peinture abstraite: precédé d´une histoire de la peinture. Paris: Fernand Hazam, 1957. 305p.: il.
SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., p.125,25 x 33 cm.
WEST, S. Chagall. New York: Gallery Books, 1990, p. 11.
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