GRUPO (FRANCÊS) DO CUBISMO DA SEÇÃO DE OURO [SECTION D'OR] (Paris, 1911-1914; Rouen, 1912-).
Destaques: BRAQUE, Georges, DUCHAMP, Marcel e seu irmão, o escultor Raymond DUCHAMP-VILON.
O Salão dos Artistas Independentes (Paris, 20 mar. - 16 maio, 1911) apresentou a mostra da nova vanguarda Cubista, além da retrospectiva póstuma de Henri Le Douanier Rousseau (1880-1910), que faleceu no ano precedente. No mesmo salão apresentaram pinturas o holandês Piet Mondrian (1872-1944) e o mexicano Diego Rivera (1886-1957), que viviam em Paris e pintaram obras na estética do Cubismo. O francês Robert Delaunay expôs as suas Janelas Simultâneas: a crítica publicada por Guillaume Apollinaire (1880-1918) sobre esse quadro representou o início do dito, Orfismo, que o crítico de arte nomeou a partir de Orfeu (v. Grupo do Orfismo ou Cubismo Órfico).
O Grupo da Seção de Ouro (Paris, 1911-1914), emergiu do Grupo (Francês) de Puteaux (v.), que se reunia na casa dos irmãos Duchamp: Marcel, Raymond Duchamp-Villon e Jacques Villon. Todos os artistas Cubistas franceses, com exceção de Georges Braque (1882-1963) e Pablo Picasso (1881-1973), expuseram suas obras na primeira mostra da Seção de Ouro [Section d'Or]. O novo grupo publicou o único número da revista Section d´Or, lançada no primeiro e único, dito, Salão da Seção de Ouro, realizado na Galeria La Boétie (Paris, out., 1912). A mostra foi inaugurada com a presença do poeta Guillaume Apollinaire que proferiu palestra sobre o Orfismo.
Esta pode ser considerada como a segunda mostra do Cubismo, a primeira exposiçào coletiva da dita, Section d’Or, que apresentou mais de 200 pinturas. Foram destaques da Seção de Ouro artistas formadores das vanguardas francesas como Robert Delaunay (1885-1941), Marcel Duchamp (1887-1968), Raymond Duchamp-Villon (1876-1918), Albert Gleizes (1881-1953), Juan Gris (1887-1927), Fernand Léger (1881-1955), Jean Metzinger (1883-1956), Francis Picabia (1879-1953) e Jacques Villon (Gaston Duchamp, 1875-1963). Participaram os russos Archipenko (1887-1964), Aleksandra Ekster (1882-1949); outros como Dumont, Galanis, Juan Gris (Girieud, 1887-1927), Hassenberg, André Lhote (1885-1962), Marie Laurencin (1885-1957), Roger de La Fresnaye (1885-1925), Le Beau, Luc-Albert Moreau, Levitska, Marchand, Louis Marcoussis (1878-1941), Georges Ribemont-Dessaignes (1884-1974), André Dunoyer de Segonzac (1884-1974), Tobeen, Valensi e Vera.
Na entrevista publicada (Marcel Duchamp a Guy Viau. Changer De Nom, Simplement. Revista Digital Tout-fait), Marcel Duchamp citou esse grupo, dizendo que existia o início de cisão entre dois grupos de artistas Cubistas. Duchamp contou que a exposição foi bem sucedida e que foi de Apollinaire a apresentação dos jovens pintores iconoclastas.
Devido ao início da Segunda Guerra Mundial a maioria dos artistas franceses como Braque, Gleizes, Léger, Metzinger e Villon foi convocada para servir ao país durante o conflito internacional. Para os citados, o Cubismo acabou no mesmo ano em que começou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Logo depois do final do conflito G. Braque rompeu com D-H. Khanweiller e expôs suas pinturas Cubistas em mostra individual na Galeria de Arte Esforço Moderno [L´Effort Moderne], pertencente à Léonce Rosenberg (Paris, 1919). Foi Blaise Cendrars quem constatou a morte do Cubismo, no artigo publicado na revista La Rose Rouge [A Rosa Vermelha, Paris, 1920).
O conceito Cubista encontrou profundo eco na carismática personalidade de Marcel Duchamp, que logo compreendeu a arte do movimento quando produziu a série de pinturas nessa estética como o seu Nu Descendo a Escada n. 1 e Nu Descendo a Escada n. 2, e a Noiva, e o Rei e Rainha Rodeados por Nus (1912). O quadro Cubista de Marcel Duchamp Nu Descendo a Escada n. 2, fez sucesso de escândalo na Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913; v).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS.
CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p.,p. 458. (Oxford reference)
INTERNET. Entrétien. Marcel Duchamp a Guy Viau. Changer de Nom, Simplement. À la Radio Télevision canadienne le 17 juillet, 1960.Revista Digital Tout-fait. Disponível: http://www.toutfait.com/issues/volume2/issue_4/interviews/md_guy
/md_guy_f.html
Acessos, 11 jan., 2005. 19 agosto, 2013.
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