HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
RUSKIN, John (1819-1900).
O artista plástico, aquarelista e escritor inglês John Ruskin, tornou-se um dos mais destacados críticos de arte. Ruskin foi bastante influente sobre a opinião pública do país, defendendo os artistas vanguardistas de sua época, do Grupo da Irmandade dos Pré-Rafaelitas [The Pré-Raphaelitte Brotherwood], formado com Dante Gabriel Rossetti (1828-1882), William Holman Hunt (1827-1910),John Everett Millais (1829-1896), entre outros. Esses artistas plásticos foram colegas na Academia Real de Arte (RA - Royal Academy of Art, 1847-; v. abaixo).
Ruskin apoiou o renascimento da estética romântica na pintura inglesa, atacando a tradição conservadora, no discurso que influenciou o escritor e artista plástico William Morris (1834-1896). Ruskin tornou-se influente na formação de opinião sobre arte na América do Norte: depois da publicação de seu livro Pintores Modernos (Modern Painters, 1843), o crítico de arte inglês se tornou mais popular nos Estados Unidos do que no seu próprio país. A prolixa, competente e original obra de John Ruskin foi publicada nos 39 volumes de suas Obras Completas.
Ruskin atacou com veemência o pintor norte-americano que vivia na Europa, James MacNeill Whistler, acusando-o de
[...] jogar um pote de tinta na face do público [...].
Ruskin teve infância infeliz e casamento anulado, pois não foi consumado (1854). Posteriormente Ruskin ficou isolado, se tornou insano; no seu triste fim o escritor não conseguia falar nem escrever. A excelente fotografia de John Ruskin na companhia do pintor Dante-Gabriel Rossetti (1863), se encontra publicada (RODGERS, 1996); o desenho da Catedral de Saint Lo (França, 1897), de autoria dele, encontra-se reproduzido (PIERRE, 1991).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
ENCICLOPÉDIA. DUTTON, E. P.; STEINER, P. Encyclopaedia of American Art. New York: E. P. Dutton - Chanticler Press, 1981, p. 483.
FAXN, A. C. Dante Gabriel Rossetti. New York: Abeville, 1989.
PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991, p. 88.
RODGERS, D. William Morris at Home: An intimate view of his life and homes. London: Ebury Press- The William Morris Society, 1996, pp. 12-13.
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