HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
ROSSETTI, Dante Gabriel (1828-1882).
O pintor inglês foi filho de refugiado político italiano. Rossetti entrou para a Academia Real de Arte (RA-1847), onde conheceu e tornou-se amigo de William Hunt e John Millais, artistas com os quais formou posteriormente A Irmandade dos Pré-Rafaelitas [The Pré-Raphaelite Brotherwood]].O artista encontrou sua musa em Elizabeth Siddall, com a qual ele se casou (1860); sobreveio a grande tragédia devido ao nascimento de filho natimorto. A esposa, Lizzie Siddall, suicidou-se, ingerindo láudano (1862). Rosseti pintou-a no seu quadro Beata Beatrix (1863); e em A Bem-Amada (1865-1866), obra que se encontra reproduzida (PIERRE, 1991). Na mesma época Rossetti pintou seu Auto-Retrato, que mostrou o artista jovem, belo e sedutor.
Rossetti se associou a seu colega William Morris com o qual participou do movimento revolucionário dito, Artes e Artes Aplicadas [Arts and Crafts], no qual Morris buscou integrar as Artes Decorativas à Arquitetura e aos interiores das residências. Morris e Rossetti estudaram juntos na elitista Universidade de Oxford: em excursão de estudos a Londres, ambos encontraram a jovem e bela Jane Burden, filha de um cocheiro, quando ela tinha 18 anos de idade. Os jovens artistas convidaram Jane para posar para suas pinturas e, pouco tempo depois, Jane Burden se tornou a esposa de William Morris, que amparou sua família desprovida de posses. Depois da morte de sua esposa Lizzie, Rossetti apaixonou-se perdidamente por Jane Morris e tornou-se obcecado pela bela e jovem esposa de seu melhor amigo.
Jane e Rossetti começaram sua correspondência secreta, quando Jane foi passar temporada com Morris e seus amigos Howells (Southwold, set., 1869). Neste ano Jane ficou enferma, e, ao que parece pelo tratamento empreeendido, tratava-se de problema de natureza ginecológica: a estação de águas foi Bad Ems, lugar conhecido de cura. Na ocasião Rossetti passou a enviar para Jane cartas abertamente amorosas, incluindo desenhos caricaturais cruéis, retratando Morris. Rossetti passou temporada no Penkill Castle (Ayrshire, Escócia), o castelo de seu amigo William Bell Scott, quando o artista sentiu-se deprimido e estressado.
Na temporada do ano seguinte, Jane Morris havia melhorado, e no verão, sua família alugou uma casa em Hastings; Rossetti alugou outra casa na mesma localidade. Na época, Rossetti escreveu inúmeras poesias homenageando Jane Morris e desenterrou o livro de poesias que escrevera para sua esposa Lizzie e que se encontrava no seu caixão, misturado com a cabeleira cor-de-fogo da falecida. Rossetti juntou as duas fases de sua obra poética, que ele publicou, como se tivesse escrito todos os poemas na mesma época em que Lizzie ainda estava viva. A vigilante sociedade inglesa percebeu a manobra do poeta e o crítico literário Thomas Maitland, pseudônimo de Robert Buchanan, atacou de forma violenta e pública Dante Gabriel Rossetti, sua moral e seus poemas, no artigo A Escola Carnal de Poesia [The Fleshly School of Poetry].
Foi um escândalo. Rossetti, tinha manipulado de tal forma a situação de seu caso com Jane Morris que alugou conjuntamente com William Morris a residência Kelmscott Manor (1871). A casa se encontrava distante dos olhos vigilantes da sociedade londrina e Rossetti ocupou o Aposento da Tapeçaria; ele passeava todas as tarde com Jane, que passou a retratar em incontáveis pinturas. A atitude de William Morris foi no mínino condescendente para com o romance de sua mulher Jane com Rossetti, pois ele afastou-se da residência e viajou para a Islândia, onde passou alguns meses (1872). Na volta, Morris continuou dividindo a casa e a esposa com Rossetti; somente bem mais tarde, mais de dois anos depois, finalmente William Morris deu-se conta da situação e tomou atitude drástica, quando rompeu seu contrato com Rossetti, que foi obrigado a sair da casa e da sociedade que tinha na empresa de Morris (1874). Rossetti foi insolente pois doou para Jane Morris as L$ 1000.00 que recebeu por sua participação de vários anos na empresa de Morris. Anos mais tarde Jane confidenciou que seu romance com Rossetti somente acabou no ano seguinte (1875). O casamento de conveniência cobrou seu preço alto ao casal. Jane, que aparece nas fotos e pinturas sempre belíssima, demonstra nas suas feições aura de profunda melancolia como se vivesse em permanente estado de depressão crônica. Todas as informações do romance de Jane Morris e Rossetti se encontram publicadas no livro William Morris at Home [William Morris em casa], de autoria de David Rodgers e com o respaldo da The William Morris Society (Londres, 1996).
A beleza de Jane Morris ficou imortalizada, desde que tinha a idade de 18 anos, através dos belos desenhos clássicos de inspiração italiana de Rossetti, como Jane Burden aged 18, desenhado durante visita a Oxford, quando Morris se encontrava ausente, na França, obra que demonstra a influência de Rafaello Sanzio e de Leonardo da Vinci no desenho. O artista pintou Jane Morris, ao longo de sua vida, em muitas obras: Jane posou especialmente para obras temáticas como The Tune of Seven Towers, uma das seis aquarelas que Morris adquiriu de Rossetti (1856-1857), nas quais Jane está usando vestes medievais. Rossetti também pintou os retratos das jovens filhas de Morris, Jane Alice (1861-) e Mary, dita May Morris (1862-1938), envoltas na luz meridional: a obra apresenta cores belíssimas, na composição pictórica de técnica perfeita. Podemos citar várias outras obras nas quais Jane Morris foi retratada como Dantis Amor (1859-1860, inacabada); Water Willow (1871), quando Rossetti pintou o retrato informal de Jane em Kelmscott Manor, que data da época em que W. Morris foi passar a temporada na Islândia, deixando Jane e Rossetti vivendo na mesma casa; e Proserpine (1872), a noiva aprisionada por Pluto, tema de vários das pinturas. Todas as obras citadas se encontram reproduzidas (RODGERS, 1996); e o quadro La Guirlandaia (Jane Morris, 1873) e Astarte Syriaca (Jane Morris, 1877), se encontram reproduzidas (CASSOU, 1988).
Rossetti passou os dois últimos anos de sua vida internado em instituição de saúde mental; o artista tornou-se alineado mental, e, nesta triste condição faleceu. A beleza clássica da obra do artista e sua tragédia pessoal tornaram-no muito conhecido no século XX: sua obra foi ressuscitada pelos artistas e escritores do Surrealismo, que valorizaram a atmosfera de sonho e irrealidade poética que envolveu a obra de Rossetti e de seu grupo, A Irmandade dos Pré-Rafaelitas [The Pre-Raphaelitte Brotherwood]. A fotografia de Rossetti acompanhado do crítico de arte e aquarelista John Ruskin, se encontra publicada (RODGERS, 1996).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, p. 44.
FAHR-BECKER, G. El Modernismo. Colonia: Konemann, 1996. 427p : il., color.,p. 407.
FAXN, A. C. Dante Gabriel Rossetti. New York: Abeville, 1989.
GIBSON, M, NERET, G. Symbolism.Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il., p. 241.
PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991, p. 91.
RODGERS, D. William Morris at Home: An intimate view of his life and homes. London: Ebury Press-The William Morris Society, 1996, pp. 14-15, 29, 47, 66-72, 78-83, 84, 85-89.
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