quarta-feira, 29 de maio de 2013




 

 
HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
BURNE-JONES, Sir Edward Coley (1833-1898).


 
O artista nasceu em Birmingham, e pertenceu ao grupo liderado por William Morris, do qual também participou Dante Gabriel Rossetti, que tornou-se aluno de Burne-Jones. Burne-Jones viajou a Itália quatro vezes, a fim de estudar os clássicos renascentistas como Michelangelo, Botticelli, Andrea Mantegna e Rafael, que foram modelos de sua arte de raíz clássica.

 
O artista notabilizou-se na arte inglesa em meados do seculo XIX, quando William Morris ressuscitou os artistas clássicos italianos, no seu movimento vanguardista da Arte e Arte Aplicada [Arts and Crafts]. Burne-Jones pintou e produziu tapeçarias, em técnica de Gobelin; as obras A Árvore do Perdão (1884) e A Cabeça Maléfica (1886-1887), encontram-se reproduzidas (PIERRE, 1991); a obra Phyllis e Demophon (1870, 91,5 cm x 45,8 cm), no acervo do Museu de Arte da Cidade de Birmingham, encontra-se reproduzida (BREUILLE, 1993); suas obras O Encontro de Merlin (1878) e a Escada de Ouro (1880), encontram-se reproduzidas (CASSOU, 1988).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BRITT, D. Modern Art. London: Thames and Hudson, 1993, pp. 94-95

CASSOU, J. Petite Encyclopedie du Symbolisme. Peinture, gravure et sculpture, litterature, musique. Pierre Brunel, Francis Claudon, Georges Pillemont, Lionel Richard, (Col.). Paris: Somogy, 1988, p. 60

CHAMPIGNEULLE, B. A Arte Nova. Tradução de Maria Jorge Couto Viana. Cacém (Portugal): Verbo, 1973. 309p.,pp. 42-43.

DICIONÁRIO.BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs.., pp. 104-105. (Dictionnaires specialisés).

GIBSON, M, NERET, G. Symbolism. Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il., p. 229.

PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991, pp. 64, 73.

RODGERS, D. William Morris at Home: An intimate view of his life and homes. London: Ebury Press, The William Morris Society, 1996.

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