quarta-feira, 12 de junho de 2013

 

HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
GRUPO (BRITÂNICO) DO VESTIDO RACIONAL
(Londres, c. 1863-1893).
 
 
 
William Morris, artista revolucionário, tinha idéias próprias quanto aos trajes das mulheres inglesas, desejando livrá-las das armações dos espartilhos que, na época, participavam do vestuário das damas educadas européias. O resultado foi o movimento O Vestido Racional [The Rational Dress], liderado por Morris. Tal fato não foi muito bem compreendido e nem aceito pela sociedade inglesa; Jane Morris, ridicularizada pela sociedade inglesa devido ao seu baixo nível educacional e social, muito inferior ao patamar da sociedade que nunca frequentou depois do casamento com o educado, rico e culto William Morris, foi ainda mais ridicularizada por seu modo de trajar.
 
 
 
A nova moda lançou vestidos desestruturados, modelos de mangas longas enfeitadas, fechados até o pescoço, que se encontram representados nas muitas obras de Dante Gabriel Rossetti pintou como A Sra. William Morris com Vestido Azul (Mrs. William Morris in a blue dress, 1868). Rossetti fez Morris encomendar-lhe esse retrato quando ele se apaixonou por Jane, que posou muitas vezes acompanhada do marido. Os encontros mais pareciam reunião de amigos, mas, em segredo e na mesma época Rossetti pintou Jane como La Pia de Tolomei, figura retirada do Purgatório, do Inferno deDante Alighieri, jovem abandonada, aprisionada e finalmente assassinada por marido cruel, negligente e tirânico. O retrato oficial de Jane Morris, que Rossetti levou um ano para terminar, foi colocado na sala de estar na casa dos Morris (Queen Square, Londres).
 
 
 
Rosseti anteriormente retratou Jane Morris como Monna Vanna ou Belcolore (1865, óleo/ tela, 88,9 cm x 86,4 cm, assinado com monograma, no acervo da Tate Gallery, Londres). Esta pintura destaca vestido luxuoso, adornado com estola de plumas e mangas descomunais. Rosseti retratou Jane em outras pinturas, sempre usando os vestidos racionais; e fotografou-a na foto posada, que mostra a verdadeira, bizarra Jane, no vestido racional de uso diário.
 
 
Outros artistas, colegas de Rossetti na Academia Real de Arte (RA-1847) como William Holman Hunt e John Millais, que formaram posteriormente a Irmandade dos Pré-Rafaelitas [The Pré-Raphaelite Brotherwood], também aderiram à racionalidade nos trajes. Hunt retratou bela jovem vestida desestruturadamente na pintura Il Dolce Far Niente; e Fanny Holman Hunt aparece discretamente vestida, racionalmente, no seu retrato. O próprio Hunt apareceu nas fotografias, bem como no Auto-Retrato, com vestes originais, distantes da moda na mesma época.
 
 
 
Edward Burne-Jones pintou Sidonia von Bork 1560 (1860), figura vestida com traje que provávelmente serviu de inpiração para a nova moda feminina, usada no grupo que rodeava William Morris.
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

      
 
ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, p. 44.
 

FAHR-BECKER, G. El Modernismo. Colonia: Konemann, 1996. 427p : il., color.,p. 407.

 

FAXN, A. C. Dante Gabriel Rossetti. New York: Abeville, 1989.
 
 
GIBSON, M, NERET, G. Symbolism,Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il., p. 241.
 
 
PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991, p. 91.

 

RODGERS, D. William Morris at Home: An intimate view of his life and homes. London: Ebury Press-The William Morris Society, 1996, pp. 14-15, 29, 47, 66-72, 78-83, 84, 85-89.
 
Website. The Lost and Beautiful Past-the paintings of Patrick Lynch. Pre-Raphaelite paintings exhibit at the Frist Center for the Visual Arts.

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