quarta-feira, 19 de junho de 2013


 
 
HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
ESCOLA (BRITÂNICA DE) NEWLYN [THE NEWLYN SCHOOL] (Cidades costeiras de Newlyn e St. Ives, região da Cornualha, UK; c. 1880-).

Depois que a estrada de ferro chegou à Cornualha do Oeste [Western Cornwall], houve a valorização das localidades praianas de Newlyn e Saint Ives. Os artistas foram atraídos pela beleza das aldeias com a proximideade do mar, a qualidade da luz e a simplicidade da vida. Os artistas da chamada Escola de Newlyn foram liderados por Alexander Stanhope Forbes (1857-1947), associado a Frank Bramley (1857-1915) e a Henry Herbert La Thangue (1859-1929), entre outros (v. o Grupo do Novo Clube da Arte Inglesa I e II).


Os artistas da Escola de Newlyn se associaram ao Novo Clube da Arte Inglesa -NEAC [New English Art] e participaram das mostras coletivas anuais organizadas pelo grupo britânico (v.), que passou certo período dominado pelo dito, Grupo de Sickert (c. 1889-1897). O segundo grupo citado passou a ser mais conhecido como o Grupo da Cidade de Candem (Londres, 1911-1913). Assumiu na NEAC, em seguida, o grupo dos professores da Escola de Arte Slade: Frederick Brown (1851-1941), Phillip Wilson Steer (1860-1942) e Henry Tonks (1862-1937). A mostra independente, organizada por artistas associados à NEAC foi a Exposição dos Impressionistas Londrinos [The London Impressionists] (Londres, 1889).

 
A influência da arte dos Impressionistas franceses na arte dos Impressionistas britânicos se deu através do ensino nas Academias francesas: La Tangue passou dois anos estudando em Paris, onde foi aluno de Jean-Léon Gérôme na Escola Nacional Superior de Belas Artes (1882-1884). Na mesma escola estudou Phillip Wilson Steer (1860-1942), aluno de Alexandre Cabanel, depois de passar um período estudando na Academia Julian (Paris, 1882-1884); Henry Stoot Tuke (1858-1929), aluno da Escola de Arte Slade (Londres), estudou três anos em Paris (1881-1883), onde ele foi aluno particular de Jean-Paul Laurens. Tuke foi pintor, mas também fotógrafo Impressionista: ele ficou conhecido por suas pinturas de adolescentes e jovens nus. Arthur Hacker (1858-1919) estudou na Academia Real de Arte (RA-Royal Academy, Londres, 1867-1880) e no Ateliê Léon Bonnat na ENSBA (Paris). São citadas como obras primas dos Pós-Impressionistas (Britânicos) da Escola de Newlyn as pinturas Entardecer Desesperançoso (A Hopeless Dawn, 1888, Frank Bramley); A Saúde da Noiva (The Health of The Bride, 1889, A. S. Forbes), e  O Homem com a Foice (The Man with the Scythe, 1896, H. H. La Thangue), todas pertencentes à Tate Collection (Londres, Tate Gallery).
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
INTERNET. CHILVERS, I.
New English Art Club. A Dictionary of Twentieth- Century Art. 1999. Encyclopedia.com. 18 Feb. 2010 Disponível em: <http://www.encyclopedia.com> Acesso em 20 mar., 2010.

 
INTERNET.TATE / GLOSSARY / NEWLYN SCHOOL.TATE TATE COLLECTION Disponívelem: http:///www.tate.org.uk/collections/ glossary /definition.jsp:entryIdf=201>Acesso em 10 fev., 2010.


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