terça-feira, 21 de maio de 2013



 

 

HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
BOCKLIN, Arnold (1827-1901).





Bocklin nasceu em Bâle e morreu em San Abbondio (Suíca). Pintor, foi um dos expoentes e principais artistas do movimento Simbolista, ocorrido no final do século XIX e início do século XX. Bocklin estudou desenho na Academia de Dusseldorf onde foi aluno de Wilhem Schirmer; ele estudou também na Basiléia. Bocklin viajou pela Europa quando estudou em Bruxelas, Anvers, Zurique e Genebra: ele visitou Paris (1848). Bocklin mudou-se para Roma onde viveu por cinco anos (1852-1857). O artista passou o restante de sua vida vivendo em vários lugares e países, na Itália, novamente em Roma (1862-1866), período em que executou pinturas em Nápoles e Pompéia; em Hanover, na Alemanha, onde decorou a residência de Frank Wedekind; e na Suíça. No período final de sua vida e final do século, Bocklin viveu na sua vila, em Florença.

Bocklin foi o precurssor de várias tendências da arte das vanguardas: suas obras popularizaram-se como alegorias, com a pintura de lendas românticas com figuras imaginárias sonhadas, de grande efeito plástico. O artista não foi muito compreeendido na sua época, mas os artistas da primeira vanguarda internacional no século XX, do Grupo da Ponte, além de Giorgio de Chirico, artista que pertenceu ao Surrealismo, foram alguns que admitiram a influência da obra de Bocklin na sua própria obra no decorrer do século XX.


Bocklin pintou paisagens de sonhos quase surrealistas, algo escuras, que lembravam a perfeita técnica classissista de chiaro-oscuro de Rembrandt, com pinturas envernizadas, nas quais a presença da guerra e da morte tornou-se constante. O artista expressou suas imagens com apuradíssimo senso de composição, perfeição anatômica na realização do figurativo nas obras e uma imaginação inovadora, que espelhou o universo teutônico da vanguarda suíça de forte presença. As pinturas Ilha dos Mortos (1880, óleo/ tela, 111 cm x 155 cm, Kunstmuseum, em Bâle) e Venus Genitrix (1895), encontram-se reproduzidas (PIERRE, 1991).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs.,
pp. 73-74. (Dictionnaires specialisés).



LACLOTTE, M.; CUZIN, J-P. Dictionaire de la peinture: La peinture occidentale du moyen-âge a nos jours. Paris: Librairie Larousse, 1991. 991p.: il., p. 78.



GAUNT, W. The Surrealists. London: Thames & Hudson, 1975. 272p.. il., p. 61.



GIBSON, M, NERET, G. Symbolism,Figures du Moderne, 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il., p. 229.



PIERRE, J. L'Univers Symboliste: décadence, symbolisme et art nouveau.
Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1991, pp. 123, 304.

Nenhum comentário:

Postar um comentário