HISTÓRIA DO IMPRESSIONISMO EUROPEU. BIOGRAFIA: GÉRICAULT, Jean Louis André Théodore (1791-1824).
Ao pintor francês nascido em Rouen coube papel preponderante na arte: na sua obra transpareceu a influência da arte italiana, que, no século XVII, permeou a francesa. A pintura mais famosa de Géricault, O naufrágio da Medusa [Le Rade de La Méduse], (1819, 491 cm x 716 cm, no acervo do Museu do Louvre), que se encontra reproduzida (BREUILLE, 1993), recebeu a influência marcante de Michelângelo. A pintura ficou conhecida como obra significativa das vanguardas de sua época, pois, através dessa pintura, a dramaticidade e o movimento voltaram à arte pictórica francesa.
Géricault, que foi aluno de Carle Vernet e de Pierre Guérin, foi, como Gustave Courbet, precurssor do Realismo romântico. Géricault passou dois anos vivendo na Itália (Roma e Florença, 1816-1817); após criar na técnica de litografia a série de pequenas gravuras com temática militar, até então tema inédito na arte das vanguardas, ele pintou o seu quadro mais conhecido. Essa obra suscitou inúmeras polêmicas entre os seus contemporâneos, começando a batalha entre a estética dos Românticos em oposição a dos Realistas. Géricault viajou para a Inglaterra onde expôs seu quadro (1820): na temporada passada no país, ele pintou aquarelas e dedicou-se às gravuras (litografia).
Depois que voltou à França o pintor passou a abordar temas até então considerados tipicamente ingleses, pela primeira vez apresentados na arte francesa, como foi o caso de sua obra O Derby de Epsom [Le Derby d' Epsom], admirável estudo de cavalos em movimento O professor Salomon Reinach da Escola do Louvre, na nota publicada em seu livro Apollo (1907) explicou que
[…] Este tema que não está em conformidade com a realidade que a fotografia instantânea nos fornece, foi inventado pelos artistas de Micenas e adotado pelos da Russia Meridional, da Pérsia Sassânida e da China, antes de reaparecer na Europa. O mais antigo exemplo europeu é de uma gravura inglesa de 1704; na França não se encontra antes da Restauração; na Alemanha, antes de 1840. Depois de 1880, as revelações da fotografia instantânea tendem à desacreditar tal motivo, que desapareceu pouco a pouco da pintura […]
Gericault foi influente sobre a pintura de Eugéne Delacroix (1798-1863), por sua vez influente sobre a obra de Edgar Degas: seus motivos e cores apareceram também como influencia na obra de Henri de Toulouse-Lautrec, que pintou o Derby e os cavalos e transformou-se em um dos principais artistas do movimento, presente principalmente nas suas obras desenhadas e pintadas duas últimas décadas do século XIX.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BENTON, H. H. (Ed.) Enciclopédia Barsa. Rio de Janeiro - São Paulo: Encyclopaedia Britannnica Ed., vol. 7, 1975, p. 29.
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., pp. 296-305. (Dictionnaires specialisés).
REINACH, S. Apollo, Histoire Générale des Arts Plastiques. Paris: Librairie Hachette, 1907, pp.
206, 207, 296, 297.
Nenhum comentário:
Postar um comentário