domingo, 12 de agosto de 2012


GLOSSÁRIO: HISTÓRIA DO IMPRESSIONISMO EUROPEU. COROT, Jean-Baptiste Camille (1819-1877).


Em meados do século XIX o pintor de paisagens e retratos, Realista, dito Verista, Corot, pertenceu ao grupo que reuniu artistas que ficaram conhecidos como expoentes do Realismo da Escola de Barbizon.  

Corot viajou para a Itália onde apreendeu a pintura da lírica luz meridional com que passou a banhar seus quadros. Na época, o crítico de arte Jules Castagnary, amigo dele e de Gustave Courbet, declarou:

[...] na natureza e homem, retratos e obras de gênero – nos quais deposita-se todo o futuro da arte [...]

A citação de Castagnary e a paisagem estilizada Dança Matinal das Ninfas (c. 1850, óleo/ tela, 97,8 x 130,8 cm), e o retrato naturalista, Estúdio do Artista; Jovem com Bandolim (c. 1865, óleo/ tela, 64 x 48 cm), pinturas de Corot que pertencem ao acervo do Museu d'Orsay, se encontram reproduzidas (BONFANTE-WARREN, 2000),

O retrato de Mariette como Mulher com lenço rosa (c. 1865-1870, óleo/ tela, 83,50 cm x 68,64 cm), de autoria de Corot, encontra-se reproduzido (CLAY, 1973), que declarou que Courbet pintou figuras quando sua saúde não permitiu-lhe mais trabalhar ao ar livre e viajar. Um grande número de retratos foram realizados nos últimos dez anos da vida do pintor. Picasso, nos seus Arlequins pintados durante seu dito, Período Rosa - frequentemente utilizou a escala de valores tonais similares aos encontrados na pintura aqui mostrada, o retrato de Mariette - reconheceu no retratista - Corot um dos mestres da arte do século XX.
     
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BONFANTI-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000. 320p., il., color., pp. 20-21, 49, 101. 25,5 x 36,5 cm.

CLAY, J. Compreendre l' Impressionisme. Paris: Chêne, 1984, pp.48-49.

REINACH, S. Apollo, Histoire Générale des Arts Plastiques. Paris: Librairie Hachette, 1907, pp. 303-307.

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