terça-feira, 17 de julho de 2012

GLOSSÁRIO: BALÉ CLUBE [BALLET CLUB], DEPOIS BALÉ RAMBERT [BALLET MARIE RAMBERT ](Inglaterra, 1930-).



 GLOSSÁRIO: BALÉ CLUBE [BALLET CLUB], DEPOIS BALÉ RAMBERT [BALLET MARIE RAMBERT](Inglaterra, 1930-).

Quando Sergey Diaghilev e Vaslav Nijinsky participavam da turnê dos Ballets Russes [Balés Russos] na Alemanha (Colônia, Frankfurt, Munique e Berlim), a dupla visitou a Escola Eurotrítmica de Jacques-Émile Delcroze (Hellerau,1912). O sistema analítico desenvolvido pelo pesquisador Delcroze ajudou na criação da encenação dos novos balés da companhia russa com sede parisiense (1909-1929).

O primeiro trabalho com a nova técnica corporal foi desenvolvido para A Sagração da Primavera, balé com música revolucionária de Igor Stravinsky, muito difícil de ser encenado. Para o trabalho corporal desse balé, marco navartevdas vanguawrdas internacionais, Diaghilev contratou uma das alunas de Delcroze, Miriam Rambert, mais tarde conhecida como Marie Rambert.

Na década de 1930, depois que a companhia dos Ballets Russes encerrou suas atividades imediatamente após a morte de seu diretor e criador S. P. Diaghliev (ago., 1929), Marie Rambert iniciou na Inglaterra o Ballet Club, depois conhecido como o Ballet Rambert. Durante o prolongado período em que Rambert trabalhou para a companhia russa, a diretora da nova companhia absorveu muito da influencia do estilo dos Ballets Russes da Cia S. P. Diaghilev (SHEAD, 1989: 179).


REFERÊNCIA SELECIONADA:

SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p. Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 63, 179.

Nenhum comentário:

Postar um comentário