terça-feira, 17 de julho de 2012

GLOSSÁRIO: BALÉ BEAUMONT OU BALÉ DO CONDE ÉTIÈNNE DE BEAUMONT (Paris, 1924; 1925).



 GLOSSÁRIO: BALÉ BEAUMONT OU BALÉ DO CONDE ÉTIÈNNE DE BEAUMONT (Paris, 1924; 1925).

Os Ballets Beaumont foram organizados pelo conde Étienne de Beaumont, nobre que costumava organizar espetáculos anuais de grande sucesso na sua residência parisiense. O conde organizou os espetáculos que chamou de Soirées de Paris [Noites de Paris], nome da revista publicada anteriormente por G. Apollinaire (1912; v.). Vários eventos foram organizados pelos Ballets Beaumont, que, durante duas temporadas reuniu os melhores artistas das vanguardas parisiense. Foram apresentados os Balés Mercure [Mercúrio], com música de Eric Satie, coreografia de Leonid Massine, cenários e figurinos de Pablo Picasso, que pintou as três cortinas de cena; Salade [Salada], com música de Darius Milhaud, cenografia e figurinos de Georges Braque; Gigue, com cenários e figurinos de André Derain; Les Roses [As Rosas], com música de Henri Sauguet do Grupo dos Seis; e os poemas musicados de Paul Morand, encenados com cenários de Valentine Hugo e figurinos de Jeanne Lanvin.


O espetáculo Mercúrio [Mercure] foi burlesco, buscando escandalizar o público divertindo-o com as aventuras de dois deuses gregos. Para esses cenários, cortinas e figurinos Picasso utilizou um desenho de linha contínua com efeito caligráfico.O balé não obteve nenhum sucesso nas suas apresentações mas os Ballets Russes de Sergey Diaghilev re-encenarm o espetáculo, obtendo o fracasso como resultado (Paris, 1927). Algumas ilustrações dos desenhos de Picasso para este espetáculo se encontram publicados (CACHIN & MINERVINO, 1977).
REFERÊNCIA SELECIONADA:

CACHIN, F.; MINERVINO, F. Tout l'oeuvre peint de Picasso, 1907-1916. Introduction par Françoise Cachin; documentition par Fiorella, Minervino. Paris: Flammarion, 1977, Ils. 973-978.


Nenhum comentário:

Postar um comentário