terça-feira, 17 de julho de 2012

GLOSSÁRIO: COMPANHIA DE BALÉ VIC WELLS



A bailarina que adotou o nome de Ninette de Valois, sobrenome da família real francesa decapitada no século anterior, absorveu os princípios de integração da obra conjunta com dança, música, coreografia, cenografia e figurinos, da Cia Teatral S. P. Diaghilev, de Sergey Diaghilev, fundador dos Balés Russos (Paris, 1909-1929). (SHEAD, 1989).

Valois fundou a Academia de Arte Coreográfica [Academy of Choreographic Art], inspirada na criação de escola que resultasse futuramente na formação de uma companhia de balé. Associada a Lilian Baylis, diretora do Teatro Old Vic (Londres, 1928), quando Baylis adquiriu o Teatro Sadler’s Well, Valois transferiu a escola para esse novo endereço e formou A Companhia de Balé Vic-Wells [The Vic-Wells Ballet Company] (1931). Posteriormente a companhia mudou de nome para Balé Sadler’s Wells [The Sadler’s Wells Ballet] (1939) e a escola recebeu o nome de Escola de Balé Sadler’s Wells [The Sadler’s Wells Ballet School].

Depois do término da II Guerra Mundial o Balé Sadler’s Wells transferiu-se para instalações permanentes na Royal Opera House, no Teatro Covent Garden e formou-se a segunda companhia, a do Balé do Teatro Sadler’s Wells [The Sadler’s Wells Theatre Ballet]. Poucos anos depois a escola mudou do Teatro Sadler’s Well para Baron Court, onde a educação geral foi associada à escola vocacional de balé (1947); depois a dita, Lower School foi transferida para White Lodge, no Richmond Park (1955-1956), e se tornou residencial, enquando que a dita, Upper School permaneceu no endereço anterior. A Carta Real [Royal Charter] foi concedida à Escola de Balé do Teatro Sadler’s Wells [The Sadler’s Wells Theatre Ballet School], que se transformou na Escola de Balé Real [The Royal Ballet School], nomeando as companhias do Balé Real [The Royal Ballet] e do Balé Real do Teatro Sadler’s Wells [The Sadler’s Wells Theatre Royal Ballet] (out., 1956), renomeada posteriormente de Balé Real de Birmingham [The Birmingham Royal Ballet] (Birmingham, Inglaterra, 1990).

Desde então a companhia recebeu suporte governamental e se transformou em uma das mais importantes escolas de dança no mundo, atraindo estudantes de todas as partes do planeta. Entre seus mais importantes graduados a brasileira naturalizada inglesa Dame Margot Fonteyn (Margarida Fontainha), Sir Kenneth MacMillan, Sir Peter Wright, Dame Antoinette Sibley, Dame Merle Park, Mônica Masson (OBE), Lynn Seymour, a brasileira Márcia Haydée e David Bintley, entre outros.

Recentemente a Upper School se transferiu novamente para novas instalações na Floral Street, próximas da Casa da Ópera Real Londrina [London Royal Opera House] no Teatro Covent Garden, localização privilegiada no centro da cidade de Londres (jan., 2003).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 INTERNET. The Royal Ballet School. Disponível em:
<http:www.royalballet-school.org.uk/Information/history.htm> Acesso: 31 mar., 2008. 85, 94, 114, 129, 130, 131, 132, 167, 169, 179, 185.

SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p. Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 7, 63,

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