GLOSSÁRIO: BALÉ DO TEATRO DA OPERA DE PARIS [BALLET DU THÉÂTRE DE L´ÓPERA DE PARIS] (Paris, c. 1930).
Logo depois da morte de S. P. Diaghilev, fundador dos Ballets Russes [Balés Russos] que não deixou herdeiros para a sua Cia. Teatral S. P. Diaghilev, um dos seus principais bailarinos, Serge Lifar, foi contratado por Jacques Rouché, diretor do Teatro da Ópera de Paris para montar balé baseado na música de Ludwig van Beethoven. Lifar, desempregado, agarrou com unhas dentes essa oportunidade e, em seguida, foi convidado para se tornar o primeiro bailarino e coreógrafo da nova companhia chamada de Balé do Teatro da Ópera de Paris [Ballet du Théâtre de L´Opera de Paris]. Se bem que Lifar fosse considerado personalidade fútil e vaidosa e que seus dotes como bailarino e coreógrafo fossem limitados, durante os próximos vinte e cinco anos ele realmente se dedicou a tornar essa companhia sólida e presente na cena artística internacional. Posteriormente no decorrer dos quatro anos da ocupação de Paris pelo nazistas, pesaram sobre Lifar acusações de ter se tornado colaboracionista. No entanto, a companhia que Lifar dirigiu teve o mérito de se transformar em grupo de grande qualidade técnica e artística, que, depois do término da II Guerra Mundial dançou obras de grandes coreógrafos, sendo o primeiro Georges Balanchine (1947). A companhia parisiense atua até hoje como uma das herdeiras da tradição criativa dos Ballets Russes, da Cia. Teatral S. P. Diaghilev (SHEAD, 1983: 183).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p. Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 122, 126, 174, 179.
Nenhum comentário:
Postar um comentário