HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU.
BIOGRAFIA:TOOROP, Jan. Jean Theodoor Toorop (1858-1928).
O pintor holandês nasceu na Ilha de Java: Toorop estudou arte em Delft e Amsterdã. Uma bolsa de estudos permitiu que o artista estudasse em Bruxelas, onde se associou ao importante grupo da Sociedade dos XX (Les XX, 1884-). Esse grupo foi organizado pelo advogado Octave Maus e promoveu exposições que deram abertura para artistas europeus de vnaguarda mostrarem suas obras, promovendo a renovação da estética da arte. Toorop ficou amigo de James Ensor, Alfred Khnopff, Théo van Rysselberghe e Henri de Groux; ele conheceu James Whistler (1834-1903), em Londres para onde viajou na companhia do poeta, escritor e dramaturgo belga Emile Verhaeren (1886). Toorop descobriu o socialismo e a visão do Grupo dos Pré-Rafaelitas, do qual participaram William Morris, Dante-Gabriel Rossetti (1828-1882), John Millais (1829-1896) e Edward Burne-Jones (1833-1898), entre outros.
Toorop desenvolveu sua estética Simbolista (1890), utilizando vários elementos da cultura javanesa; o artista converteu-se ao catolicismo, quando seus temas se transformaram em religiosos e místicos (1892-). O estilo de Toorop simplificou-se, pois o artista adotou a técnica próxima do Pontilhismo, que fragmentou a superfície de sua pintura, presente na obra do expoente francês Georges Seurat (1859-1891). Estas superficies fragmentadas da arte de Toorop associaram para sempre o artista ao Expressionismo belga. Obras de Toorop participaram das mostras do Grupo da Estética Livre [La Libre Esthétique] que sucedeu ao Sociedade dos XX.
O artista holandês conheceu Sâr Péladan (Josephin Péladan, 1859-1918) e Odilon Redon (1840-1916), pertencentes ao do núcleo mais esotérico e místico da arte francesa, que, na época, exerceram marcante influência entre os artistas do grupo belga de Toorop.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BONFANTI-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000. 320p., il., color. 25,5 x 36,5 cm.
ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, pp. 142-143.
GIBSON, M. Odilon Redon, 1840-1916: le Prince des Rêves. Cologne: Taschen, 1995. 96p,. il., color., p. 243.
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