HISTÓRIA DO
PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU. CLOISONISMO [CLOISONNISME] (Pont-Aven, Bretanha, França, c. 1888-1889).
Destaques: BERNARD, Émile, MONFREID, Georges-Daniel e Louis ANQUETIN.
O Cloisonismo, movimento pictórico que marcou as obras de alguns artistas do Grupo dos Neo-Impressionistas [Neo-Impressionnistes] e dos Sintetistas [Synthétistes] (v. Sintetismo). As suas pinturas foram associadas à corrente decorativista, com limites estritos expressos nas obras muito coloridas, consideradas como modernas consoante sua época, mas com limites definidos por linhas espessas e escuras que contornavam os desenhos, limites esses que o artista Émile Bernard, bem como seus amigos pintores do grupo, não ousaram transpor. O grupo dos Cloisonistas foi influencidado pela pintura do pai de todos, Paul Cézanne e da influência da arte dos vitrais e das estampas japonesas que faziam muito sucesso em Paris e que, artistas como Vincent van Gogh e outros colecionavam. A arte dos Cloisonistas resgatou temas religiosos da Idade Média, com forte apelo à tradição e consoante regras restritas da Arte Sacra.(v.).
ALLEY, R. Gauguin. Traduction française de C. de Longevialle. Paris: O.D.E.J., 1962, p. 10.
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