Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
quarta-feira, 10 de junho de 2015
BIOGRAFIA, MARCOUSSIS, Louis: Ludwig Casimir Markus (1883-1941).
BIOGRAFIA, MARCOUSSIS, Louis: Ludwig Casimir Markus (1883-1941).
O artista nasceu em Varsóvia (Polônia) e morreu em Cusset França). Marcoussis viveu em Paris onde estudou no ateliê de Jules Lefèbvre (1836-1911): as obras vanguardistas de Marcoussis foram marcadas pelos movimentos do Impressionismo e Fauvismo (1903-). Depois que Marcoussis conheceu Georges Braque (1885-1963) e Guillaume Apollinaire (1880-1918), suas pinturas se voltaram para o Cubismo (1910-). O artista demonstrou constante preocupação com a preservação do valor da luz no seu cromatismo. Obras de Marcoussis participaram do Salão de Outono (1910) e dos salões do Grupo Cubista, da dita, Seção de Ouro [Section d' Or] (1912-1921).
A primeira esposa de Marcoussis se transformou na grande paixão de Pablo Picasso, com quem ela foi viver. Picasso celebrou seu amor por Marcelle, em muitos quadros como Minha Bela [Ma Jolie]: ela morreu jovem (gripe, 1914). Picasso ficou desolado. Na década de 1930 Marcoussis dedicou-se a gravura, através de obras pós-cubistas (1931-1937), influenciadas pela Pintura Metafísica de Giorgio De Chirico (1888-1978) e Carlo Carrà (1881-1966). Quatro pinturas de Marcoussis estiveram em exposição na II Bienal de São Paulo: O Sacre-Coeur (1910, 27 cm x 25 cm, no acervo da Galeria Berri, Paris); O Bar do Porto (1913, 82 cm x 66 cm, no mesmo acervo citado); e duas obras da coleção de Mme. Bourdon (Paris): Natureza-Morta (1914) e O Violão (1918). Outra obra do artista, abstração pintada sob o efeito da música clássica, esteve em exposição na mostra da Escola de Paris, no MAM (Rio de Janeiro, c. 1985).
O Cubismo de Marcoussis foi experiência pessoal, na absorção de várias tendências e utilizou monocromatismo não ortodoxo no sentido de seguir o padrão clássico, presente nas obras de G. Braque e de P. Picasso.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. Le sexe dans l'art. Paris: MNAM - Centre Georges Pompidou, 1996, p. 195.
CATÁLOGO. A Escola de Paris. Rio de Janeiro: MAM - SAM/ Sociedade dos Amigos dos Museus (ed.), s/d, (c. 1985), p. 53.
CATÁLOGO GERAL. II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. DORIVAL, Bernard. Delegação organizada pela Association Française d'Action Artistique. São Paulo. São Paulo: EDIAM, 1a Edição, dezembro de 1953, p. 63.
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