sexta-feira, 15 de maio de 2015

1924-1926-GRUPO (INTERNACIONAL) DO ELEMENTARISMO (Paris).

GRUPO (INTERNACIONAL) DO ELEMENTARISMO (1924-1926). 1924-1926 GRUPO INTERNACIONAL DO ELEMENTARISMO (Holanda). Destaque: Théo VAN DOESBURG. O artista, antes envolvido com a estética do Neo-Plasticismo de Piet Mondrian, lançado com o grupo De Stijl [De Estilo], editou com o Grupo (Internacional) De Estilo (v.), a revista De Stijl (Laren, Holanda, Paris, França, 1917-1925). A revista publicou os Manifestos do Grupo De Estilo (1917-), além do Manifesto do Elementarismo, de Théo van Doesburg (1924). Esse texto de Van Doesburg, na forma de manifesto, foi reação contra o dogmantismo do Neo-Plasticismo, que somente admitia a linha reta. Van Doesburg propôs sua forma hertereogênea de construção plástica, deliberadamente instável, apresentando planos inclinados e renovando a dinâmica do Neo-Plasticismo. Mondrian não aceitou a modificação de sua estética e rompeu com Van Doesburg, que, no entanto, foi seguido por César Domela (1900-1992) e Friedrich Vordemberge-Gildewart (1899-1962), criando o pouco conhecido Grupo Internacional do Elementarismo (CHIPP. 1996: 324-328). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CHIPPS, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996,: pp. 324-328. CHILVERS, I. Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., p. 526. (Oxford reference) SEUPHOR, M. Dictionaire de la peinture abstraite: precédé d´une histoire de la peinture. Paris: Fernand Hazam, 1957. 305p.: il. READ, H. Histoire de la Peinture Moderne. Paris: Aimery Somogy, 1971, pp. 255-266.

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