Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
BIOGRAFIA: HUGO, Jean (1894-1983).
BIOGRAFIA: HUGO, Jean (1894-1983).
O pintor, ilustrador e cenógrafo francês, bisneto do escritor Victor Hugo tornou-se conhecido por suas guaches, entre as quais incluíam-se temas de paisagens e naturezas-mortas. O artista ilustrou vários livros de escritores famosos, entre outros [Climats], de André Maurois e [Les Joues en Feu], de Radiguet.
Jean Hugo desenhou e realizou cenografia romântica para as peças de Victor Hugo, um dos mais famosos e prestigiados autores franceses. Hugo foi convidado para realizar os figurinos para Os Noivos da Torre Eiffel [Les Mariés de la Tour Eiffel] (1921), encenado pela companhia dos Balés Suecos, com produção de Rolf de Maré para o libreto de Jean Cocteau com cenários de Irene Lagut. A pantomima apresentou grande coleção de máscaras, bastante avantajada na escala e com caráter caricatural e cômico. Às máscaras de Hugo aliaram-se à grande inventividade nos figurinos, que o artista realizou trabalhando em conjunto com sua noiva, a artista Valentine Gross. Este foi um dos espetáculos de maior sucesso da companhia de Rolf de Maré, apresentado em Paris. Os desenhos dos figurinos, bem como as fotografias da apresentação encontram-se reproduzidas (HAGER, 1986).
Hugo inventou certa marca registrada para seus figurinos, a roupa em malha colante, novidade na época que cobria todo o corpo; Hugo utilizou-as na adaptação de Jean Cocteau para a obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare. A obra foi encenada produzida pelos Balés do Conde de Beaumont, e apresentada na série de espetáculos ditos, As Noites de Paris [Les Soirées de Paris] (1924), título em homenagem a revista editada por Guillaume Apollinaire (Paris, 1912 - 1914).
Hugo utilizou o mesmo tipo de vestimenta para a obra teatral Os Cem Beijos [Les Cent Baisers], encenada com os Balés de Monte Carlo, na produção de Ida Rubinstein (1935); e para os Amores de Júpiter [Amours de Jupiter], coreografados e produzidos por Roland Petit para os Balés do Teatro dos Campos Elísios (Paris, 1946).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. BEAUMELLE, A. de La; MONOD-FONTAINE, I.; SCHWEISGUTH, C. André Breton: La Beauté Convulsive. Paris: MNAM - CGP, 1991, p. 195.
CHADWICK, W. Les femmes dans le mouvement surréaliste. Paris: Éditions du Chêne, 1986. 256p.: il., p. 241.
HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990. 303p.: il., algumas color., pp. 138-155,296.
PIERRE, J. L'Univers Surréaliste. Paris: Somogy, 1983, p. 314.
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