quarta-feira, 1 de outubro de 2014

BIOGRAFIA: BUÑUEL, Luis (1900-1983).

BIOGRAFIA: BUÑUEL, Luis (1900-1983). Buñuel nasceu em Calanda, na Espanha e morreu no México: ele viveu em Paris, onde logo associou-se às vanguardas francesas por intermédio de Salvador Dali (1904-1989), artista que encontrou anteriormente em Barcelona. A dupla associou-se e realizou dois filmes experimentais conjuntos: Um Cão Andaluz [Un Chien Andalou] (1929, P&B, Silencioso, 16') e A Idade de Ouro [L'Age d'Or] (1930, P&B, S, 62'). O segundo filme gerou o conhecido incidente conhecido como O Caso da Idade de Ouro [L'affaire de l'Age d'Or] (Paris, 1930), com manifesto (original na BLJD - Biblioteca Literária Jacques Doucet, Paris), publicado na revista de André Breton e assinado por ele e Louis Aragon, René Char, Salvador Dali, Paul Éluard, Benjamin Péret e Tristan Tzara, que apoiaram o filme, tido como o mais surrealista de todos os filmes. O cenário foi criação de Dali; o filme contou com a participação dos atores Lia Lys e Gaston Modot, além de Max Ernst no papel de chefe dos bandidos. O filme, que sofreu cortes da censura, estreou no Cine-Studio 28 (Paris, nov., 1930). A Idade de Ouro foi projetado no Estúdio das Ursulinas (Paris, 3 dez., 1930), quando suscitou grande manifestação contrária, com destruição do cinema, pois manifestantes lançaram tinta sobre a tela, bem como destruíram a mostra dos artistas e a exposição de livros e objetos do Grupo (Internacional) do Surrealismo expostos na ante-sala do cinema. O protesto foi devido ao fato do filme ter sido considerado antireligioso e amoral: o cinema acabou fechando. A produção de A Idade do Ouro foi patrocinada por Charles, Visconde de Noailles (v. biografia abaixo). Anos mais tarde Buñuel lançou a cópia editada do mesmo filme, com o nome de A Besta Andaluz [La Bête Andalouse] (1937). Buñuel viveu um período no México, onde realizou o filme Terra sem Pão [Las Hurdes] (1932); e seu mais importante filme sobre a pobreza e a delinquencia juvenil na Cidade do México, Os Esquecidos [Los Olvidados] (1950). Buñuel filmou Nazarin (1958); Viridiana (1961); O Anjo Eterminador (1962); Histórias de uma Arrumadeira [Journal d'une femme de chambre] (1963); o grande sucesso do cinema, A Bela da Tarde [Belle de Jour](1966); A Via Láctea (1968); Este Obscuro Objeto do Desejo (1977). O filme O Anjo Exterminador (1962, dir. L. Buñuel, cenários L. Buñuel e Luis Alcoriza; fotografia de Figueiroa, filmado no México, no qual atuaram Silvia Pinal e Cláudio Brooks), foi projetado no Festival Surrealismo Cinema e Vídeo, no CCBB (Rio de Janeiro, 2001). Fotogramas dos filmes Viridiana (1961) e Bela da Tarde (1966), este com Catherine Deneuve, e A Idade do Ouro (1930), com Lya Lys, encontram-se reproduzidos no catálogo da mostra O Sexo na Arte Feminimasculino, realizada no MNAM - CGP (Paris, 1995). A fotografia de Buñuel (1929) por Man Ray, encontra-se reproduzida no catálogo da mostra André Breton: A Beleza Convulsive [La Beauté Convulsive] (BEAUMELLE, 1991). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. BEAUMELLE, A. de la; MONOD-FONTAINE, I.; SCHWEISGUTH, C. André Breton: La Beauté Convulsive. Paris: Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, 1991, pp. 189. CATÁLOGO. Le Sexe dans l'Art: Féminimasculin. Paris: Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, 1985-1986, pp. 51, 55. DICIONÁRIO. BIRO, A.; PASSERON, R. Dictionaire général du surréalisme et ses environs : sous la diréction de Adam Biro et René Passeron. Genève – Paris: Office du Livre et Presses Universitaires de France, 1982. 464p.: il., retrs., pp. 12, 23. GAUNT, W. The Surrealists. London: Thames and Hudson, 1975, p. 245. PIERRE, J. L'Univers Surréaliste. Paris: Somogy, 1983, p. 305.

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