Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
REVISTA VALORI PLASTICI [VALOR PLÁSTICO] (Roma, 1918-1921).
REVISTA VALORI PLASTICI [VALOR PLÁSTICO](Roma,1918-1921).
V
A revista Valori Plastici (Roma, 1918-1921), foi publicada por Mário Brolio e R. Melli. Através dessa publicação Brolio se tornou o porta-voz do Grupo da Pintura Metafísica e do Grupo da Escola Romana (ou Escola da Via Cavour; v.). Essa publicação constitui a fonte de importantes documentos do movimento da Pintura Metafisica, liderada por Carlo Carrà e Giorgio de Chirico. A revista foi publicada traduzida para o francês e o alemão, esta distribuida pela Galeria Hans Goltz (Berlim - Munique). Foram colaboradores os artistas Giorgio de Chirico, Carlo Carrà e Alberto Martini, entre outros. A Valori Plastici publicou o texto Zeus, o Explorador (jan., 1918); e o importante artigo Sobre a Arte Metafísica [Sull'arte metafisica], de Giorgio de Chirico; (nos. 04/ 05, abr.– mai., 1919). No mesmo número a revista publicou o artigo O Quadrante do Espírito [Il Quadrante dello Spirito], de Carlo Carrà. O quadro As Aparições Ovais, de Carrà foi capa da Valori Plastici (jan., 1919). A revista publicou outros artigos, de Alberto Savinio e Giorgio Morandi que escreveu sobre o Cubismo, bem como sobre o movimento holandês De Estilo [De Stijl], liderado por Piet Mondrian. Os artigos citados se encontram publicados, traduzidos por Waltensir Dutra (CHIPP, 1996: 452-459).
A editora Valori Plastici publicou o livro de Carlo Carrà escrito sobre Georg Schrimpf, pintor do Grupo da Nova Objetividade (Roma, 1924). Schrimpf adotou Carrà como modelo de pintura; suas obras foram permeadas pela influência do italiano, que, por sua vez foram influentes sobre o movimento alemão, pois Schrimpf foi professor de Academia de Arte. Schrimpf conheceu a obra de Carrà através da Galeria Hans Goltz, da qual ele se tornou artista exclusivo (Munique, 1918-1921; v. revista Quadrante (Milão, 1933-1934).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich – London - New York: Prestel, 2000. 381p.: il., p. 331, 27.5 x 20 cm.
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 120. (Dictionnaires specialisés).
MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s – Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 20 x 24,5 cm. 220p.; il., color., pp. 72-78.
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