Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
1925-1932. GRUPO (ALEMÃO DA) NOVA OBJETIVIDADE: DRESDEN.
GRUPO (ALEMÃO DA) NOVA OBJETIVIDADE: DRESDEN (1925–1933).
Destaques: DIX, Otto; GRIEBEL, Otto e Carl VOLKER.
A cidade de Dresden foi o polo dos artistas mais envolvidos com a situação da política alemã: muitos se associaram à ASSO -Associação Alemã de Artistas Proletários e Revolucionários, fundada como braço cultural do PC - Partido Comunista alemão, por Hans Grundig (1901-1958),. A filial regional da ASSO reuniu o Grupo dos Artistas Progressivos de Colônia [Progressiven Künstler Köln](v.). O grupo de Dresden foi o mais politizado dentre todos os formados por artistas que participaram da Nova Objetividade. Nesse grupo os artistas mais destacados foram Otto Dix (1891-1969), fundador do Grupo 1919 da Secessão de Dresden (1919-1922); Otto Griebel (1895-1972) e Hans Grundig (1901-1958), que foram os principais responsáveis pela fundação da ASSO (1928).
Griebel e Rudolf Schlichter (1890-1955) fundaram a Associação de Artistas Comunistas, que ficou mais conhecida como o Grupo (Alemão) Vermelho [Rote Gruppe] (13 junho, 1924-1932), ao qual se associou o fundador do Grupo Artístico de Halle [Halle Kunstverein] (1919-1920), Karl Volker (1889-1962). Volker e Schlichter participaram do multicultural Grupo Novembro [Novembergruppe] (Berlim, 1919-1922). Igualmente se associaram (1924) Wilhelm Lachnit (1899-1962), e Curt Querner (1904-1966), que morava próximo na cidade de Börnchen,foi aluno de Dix, membro do PC e da ASSO (1929-); e Conrad Felixmüller, fundador da Aliança Expressionista de Dresden [Expressionistiche Arbeitsgemainschaft Dresden] (1917-1918), associado ao PC (1918-1922), cofundador do Grupo 1919 (1919, v.), e participante do Grupo Novembro (Berlim, 1919-1922; v.).
Outro artista de Dresden foi o também litógrafo, Wilhelm Rudolph, dedicado às Artes Gráficas, principalmente à Xilogravura. No entanto, este artista adotou posição favorável ao nazismo e, juntamente com o grupo pertencente ao Partido Nacional Socialista, ascendeu aos palanques e, durante curto período, se beneficiou da influência política que dominava a sociedade alemã. As obras de Rudolph participaram da Primeira Exposição Geral da Arte Alemã (URSS, 1924), da qual somente outro artista do grupo da Nova Objetividade alemã, participou. Rudolph foi professor da Academia de Arte (Dresden, 1932-1938), mas, como vários outros artistas, ele foi destituído de seu cargo por motivos políticos. A obra de Rudolph foi destruída pelas bombas lançadas contra Dresden, entre as cidades mais bombardeadas no período final da Segunda Guerra Mundial (1945).
Muitos artistas de Dresden participaram da principal mostra do grupo: Nova Objetividade, Pintura Alemã desde o Expressionismo [Neue Sachlichkeit, Deutsche Malerei Seit Dem Expressionismus] realizada na Khunsthalle (Manheim, 1925). As pinturas de Conrad Felixmüller, Wilhelm Lachnit, Otto Griebel e Hans Grundig, entre outros, participaram da segunda mostra e a única exposição internacional dos artistas da Nova Objetividade: Os Independentes [De Onafhangengelijken], realizada no Museu Stedlijk (Amsterdã, Holanda, 1929).
REFERÊNCIA:
MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s – Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 20 x 24,5 cm. 220p.; il. ,color., pp. 62-67, 216.
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