domingo, 17 de agosto de 2014

GRUPO (ALEMÃO DA) NOVA OBJETIVIDADE: DUSSELDORF (Alemanha, 1925–1933).

GRUPO (ALEMÃO DA) NOVA OBJETIVIDADE: DUSSELDORF (Alemanha, 1925–1933). Destaques: UZARSKI, Adolf e Arthur KAUFFMANN. Os vanguardistas, que começaram a se destacar na arte das vanguardas devido ao grupo Jovem Renânia (Düsseldorf, 1919-1924), formado por Arthur Kaufmann, Adolf Uzarski e Herbert Eulenberg, entre outros, muitos egressos da fossilizada Academia de Arte local. Os artistas do grupo assumiram compromisso com a renovação da arte, no entanto, foram descompromissados estilisticamente. Assim sendo, a primeira mostra coletiva que reuniu 113 artistas, resultou em exposição heterogênea, sendo que, a maioria das obras adotavam o estilo do Expressionismo alemão. Muitos desses vanguardistas adotaram posteriormente o estilo da Nova Objetividade. Esses artistas se reuniram depois, em torno da Galeria de Arte Johanna Ey, a marchand que ficou conhecida como Mamãe Ey. Depois que se separou de seu marido, Ey veio do interior para viver em Dusseldorf. Nessa cidade, Mamãe Ey viveu com seus doze filhos: grande comerciante, ela foi proprietária de padaria, onde aceitava obras de arte como parte do pagamento de contas. Participaram do grupo de Dusseldorf Otto Dix (1891-1969), Richard Gessner (1894-1989), Albert Heinrich, Arthur Kaufmann (1888-1971), Hans Kralik, Karl Schwesig, Adolf Uzarski (1885-1970) e Gert Wollheim (1894-1974), entre outros. A Mamãe Ey organizou sua Galeria de Arte, em torno da qual os artistas das vanguardas da Nova Objetividade, que ela apoiou desde o início, formaram verdadeira família comunitária. Ey se transformou em uma das principais divulgadoras do estilo Verista do grupo, focado na temática dos retratos, que, afinal, terminou com cisão, sendo substituído por outros, no mesmo ano em que ocorreu a mostra nacional mais importante da Nova Objetividade. A exposição Nova Objetividade, Pintura Alemã desde o Expressionismo, reuniu artistas de toda a Alemanha na Kunsthalle (Mannheim, 1925). Na cissão que ocorreu no grupo de Dusseldorf, formou-se o novo Grupo do Reno [Rheingruppe] (1925-1930) e foi fundada também a dita, Nova Secessão do Reno [Rheinish Neue Sezession] (1929-1930). No entanto, devido a ascensão do nazismo através do Partido Nacional Socialista, que perseguiu os vanguardistas, muitos emigraram, inclusive Adolf Uzarski, o principal retratista do grupo de Ey; e Kaufmann, que, mais tarde, emigrou para a América e naturalizou-se, mas manteve estreita relação com o Brasil, onde expôs suas obras em duas mostras individuais (Rio de Janeiro e São Paulo, 1946-1948). Kauffmann faleceu no Brasil (Nova Friburgo, RJ, 1971). REFERÊNCIA SELECIONADA: MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s – Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 20 x 24,5 cm. 220p.; il. ,color., pp. 124-133.

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