quinta-feira, 22 de maio de 2014

GRUPO (ALEMÃO) 1919 DA SECESSÃO DE DRESDEN [DRESDNER NEUE SEZESSION GRUPPE 1919] (Dresden, 1919-1925).

 
GRUPO (ALEMÃO) 1919 DA SECESSÃO DE DRESDEN [DRESDNER NEUE SEZESSION GRUPPE 1919] (Dresden, 1919-1925).


Destaques: SEGALL, Lasar, Otto DIX, Conrad FELIXMÜLLER e NikolausBRAUN (Elfriede LOHSE-WÄCHTLER).
 

Esse grupo emergiu diretamente do Grupo 1917 (v.), quando se associaram os fundadores ao Grupo da Nova Secessão de Dresden – Grupo 1919. A grande maioria dos associados estudou na Academia de Arte de Dresden e passou a contribuir com obras para o Expressionismo Alemão. Otto Dix (1891-1969), Conrad Felixmüller (1897-1977), Otto Lange (1899-1962), Will Heckroft, Constantin von Mitsche-Collande (1884-1956), Peter August Böckstiegel (1889-1951), Hugo Zehder e Lasar Segall (1891-1957) fundaram o Grupo 1919 da Secessão de Dresden, braço cultural destacado no interior da dita, Secessão de Dresden [Dresdner Sezession].

Conrad Felixmüller foi secretário desse grupo, que reuniu os artistas Nikolaus Braun (Elfriede Lohse-Wächtler, 1899-1940), Pol Cassel (Paul Ernst Karl Cassel, 1892-1945), Otto Griebel (1895-1972), Will Heckratt, Eugen Ansen Hoffmann (1862-1955), Arthur Kauffmann (1888-1971), Oskar Kokoschka (membro honorário, 1886-1980), Otto Lange (1879-1944), Wilhem Lachnit (1899-1962), Otto Pankok (1893-1966), (Ernst) Max Pietschmann (1865-1952) e Gerd Wollheim (1894-1974), entre outros. A primeira mostra coletiva do grupo realizou-se no Salão de Arte Emil Richter, galeria renomada voltada para as vanguardas (Dresden, 1848-). As pinturas de Franz Lenk (1898-1968) participaram da última mostra do Grupo 1919, realizada na Secessão de Dresden (1925).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


CATÁLOGO. FROMMHOLD, E. Lasar Segall o Expressionismo de Dresden. Milano: Galeria Del Levante, 1976.

 
ENSAIO. WEINSTEIN, J. Exressionism in War and Revolution. Apud BARRON, S; DIETER-DUBE, W. German Expressionism: Art and Society. New York: Rizzoli, 1997. 399p.: il., algumas color., pp. 30-36.

MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s. Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 220p.il., pp. 49-69, 211-219.
 

PARET, P. The Berlin Secession. Cambridge: University Press, 1980, pp. 21-24.

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