quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CUBISMO, ORFISMO, FUTURISMO, SINCROMISMO E RAIONISMO FORAM MOVIMENTOS INTERNACIONAIS VANGUARDISTAS RELACIONADOS.


 



SINCROMISMO AMERICANO NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS [SYNCHROMISM] Paris - Munique, 1912; Berlim 12 mar., 1913; Nova York, 1917;1951.
 

 
Destaques: MACDONALD Wright, Stanton e Morgan RUSSELL.

 

Esse movimento partiu de dois artistas norte-americanos que estudavam em Paris: quando Stanton MacDonald-Wright foi viver na cidade-luz, conheceu seu compatriota, Morgan Russell. Em Paris, MacDonald-Wright estudou na Academia de Belas Artes, na Academia Julian e na Universidade Sorbonne. O artista formou com Morgan Russell o Sincromismo Internacional. As pinturas do grupo foram obras Abstratas que receberam influência direta do Orfismo de Robert Delaunay, nomeado por Guillaume Apollinaire (Paris, 1913-1915, v.), e do Futurismo italiano (v.), que chegou com grande estardalhaço a Paris (1912-).

As primeiras pinturas de Russell e de MacDonald-Wright participaram da primeira mostra dita,Sincromista [Synchromiste] na Galeria Bernheim-Jeune (Paris, 1912). As pinturas dos artistas participaram do Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1913) e do Salão de Outono Alemão,organizado na Galeria da Tempestade de Herwarth Walden (Berlim, 1913).



Quando Stanton MacDonald-Wright voltou a viver em Nova York, ele se associou ao grupo das primeiras vanguardas norte-americanas lideradas por Robert Henri: suas pinturas participaram da Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913); da mostra do Grupo dos Realistas de Nova York [The NewYork Realists] e também da Mostra Forum dos Pintores Americanos Modernos [Forum Exibition of Modern American Painters] (Nova York, 1916), selecionada por júri integrado por Robert Henri e pelo fotógrafo Alfred Stieglitz e organizada junto com o crítico de arte Willard Huntington.



MacDonald-Wright e Russell expuseram suas Abstrações Sincromistas na mostra realizada na Galeria 291, pertencente a Stieglitz, a única galeria norte-americana voltada para a estética das obras das vanguardas artísticas internacionais, no ano em que a instituição fechou as portas (Nova York, 1917). O grupo ganhou projeção internacional quando Stanton MacDonald-Wright e Morgan Russell apresentaram suas Abstrações na mostra coletiva Pintura Abstrata e Expressionismo na América [Abstract Painting and Expressionism in America], realizada no MoMA (Nova York, 1951).

 

 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 532.
 
ENCICLOPÉDIA.DUTTON, E. P.; STEINER, P. Encyclopaedia of American Art. New York: E. P.
Dutton - Chanticler Press, 1981.


 
TOBLER, J. DYER, B.; GREENE, D: GREENBERG, A.; HARRISON, H.; MILLS, S.; GOODVE, T. N. The American Art Book. London: Jay Tobler. Phaidon Press, 1999, pp. 324-325.

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