GRUPO (INTERNACIONAL DO) BARCO-LAVANDERIA[BATEAU LAVOIR] (Paris, c. 1907-1914).
Destaques: Max JACOB e PICASSO, Pablo.
O escritor e poeta Max Jacob (1876-1942) foi um dos mais diletos amigos de Pablo Picasso (1881-1972), com quem participou do grupo inicial de intelectuais que repartiram os tempos de miséria, reunidos no ateliê conhecido como Barco-Lavenderia [Bateau-Lavoir], situado na rua Ravignan n. 13, hoje Praça Émile Goudeau, em Montmartre (Paris). O nome pitoresco foi dado por Jacob, pois a edificaçào tremia e rangia como se fosse uma barcaça enfrentando a tempestade.
Um dos primeiros moradores desses ateliês foi Picasso, quando ele viveu com Fernande Olivier (Amélie Long, 1881-1966); e Kees van Dongen (1877-1968) também viveu no local (c. 1904-1907).Participaram do grupo inicial de intelectuais frequentadores do Bateau-Lavoir o poeta, escritor e crítico de arte Guillaume Apollinaire (1880-1918), Henri Matisse (1869-1954), Georges Braque (1882-1963), André Derain (1880-1954), Raoul Dufy (1877-1953), Marie Laurencin (1885-1957), Amedeo Modigliani (1884-1920), Henri Laurens (1883-1954), Jacques Lipchitz (1891-1972), Jean Metzinger (1883-1956), Serge Marcoussis (1878-1941), Max Jacob (1876-1942); e Gertrude Stein (1876-1942), que criou seu próprio círculo de amigos, músicos, pintores, intelectuais e artistas internacionais (Paris, c. 1903-1923; v.). Outros escritores se associaram informalmente ao grupo vanguardista como Alfred Jarry, Paul Fort, Jean Cocteau, entre atores como Gaston Modot, Harry Baur e Dullin; e negociantes de arte como o marchand de Picasso, Daniel-Henry Khanweiller, Bertha Weill e Ambroise Vollard, entre inúmeros outros.
Depois do lançamento do Cubismo na mostra individual de Georges Braque, que ocorreu na galeria de arte de Khanweiller (1908), as discussoes sobre o movimento tornaram-se diárias, nos estúdios-moradia do Bateau-Lavoir, bem como nos cafés próximos. As fotografias dos cafés, conhecidos pontos de encontro da época como o Café du Dôme, Café de la Rotonde e do restaurante La Coupole, se encontram publicadas (DUNOW et al., 1993).
As discussòes sobre a nova estética tornaram-se arrebatadoras e voltearam em torno de Picasso, que havia pintado As Senhoritas de Avignon (1906-1907), quadro que permaneceu durante anos coberto com um pano no estúdio do artista, mas que exerceu sua curiosa influencia de insinuante capilaridade no grupo inicial de intelectuais frequentadores do Barco-Lavanderia. Quando irrompeu a Primeira Guerra Mundial o grupo desfez-se, mas o Cubismo se consolidou como um dos mais importantes movimentos das vanguardas artísticas européias, divulgando sua nova estética internacionalmente, da Rússia até o México, passando por países do Leste Europeu.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO RAISONNÉ. CACHIN, F.; MINERVINO, F. Tout l'oeuvre peint de Picasso, 1907-1916. Introduction par Françoise Cachin; documentation par Fiorella, Minervino. Paris: Flammarion, 1977. 135p.: il. algumas color. - notas gerais – inclui índices; cronologia. 23,5 x 31 cm.
CATÁLOGO RAISONNÉ. DUNOW, E.; LOUDNER, G.; PERLS, K.; TUCHMAN, M. Soutine: Leben und Werk. Catalogue Raisonné. Werkverzeichnis 1893-1943. Munchen, Koln: Taschen, 1993. 02 v. 499p; il. color.- inclui cronologia – master bibliografia, pp. 478-82. 25 x 33 cm.
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 27. (Dictionnaires specialisés).
DICIONÁRIO. SEUPHOR, M. Dictionaire de la peinture abstraite: precédé d´une histoire de la peinture. Paris: Fernand Hazam, 1957. 305p.: il., pp. 75-76.
RAGON, M. Journal de l´Art Abstrait. Genève;Skira, 1992. 163p: il. pp. 15, 23, 25, 60.
SEUPHOR, M.: RAGON, M.: PLEYNET, M. L'Art Abstrait. Paris: Maeght, 1949. 1971-1988, 05 v.: il., pp. 224, 225.
WEST, S. Chagall. New York: Gallery Books, 1990, pp. 11-19.
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