domingo, 23 de junho de 2013


 
 
HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
MACKINTOSH, Charles Rennie (1868-1928).

O arquiteto, decorador de interiores, pintor e artista gráfico escocês nasceu em Glasgow (Escócia), mas faleceu em Londes (Inglaterra). MacKintosh começou sua formação trabalhando no escritório do arquiteto John Hutchinson (1884-1888); ele trabalhou no escritório de Honayman e Keppie, onde conheceu Herbert McNair. McNair e MacKintosh, com suas respectivas esposas, as irmãs Margaret e Frances McDonald, formaram o Grupo dos Quatro (The Four, 1893). Todos os artistas citados foram colegas na Escola de Arte de Glasgow [Glasgow School of Art], responsável pela formação artística do grupo. As irmãs McDonald abriram estúdio dedicado às obras de Arte Aplicada, inspiradas nas obras dos antigos Celtas e nas pinturas do Grupo dos Pré-Rafaelitas, formado com Dante Gabriel Rossetti, John Millais e William Holman Hunt (Londres, 1894).
 
Nesta época, as idéias revolucionárias de William Morris encontravam respaldo na arquitetura e arte européia: o desejo de reunir a arquitetura às artes aplicadas e a decoração de interiores, em ambiente unificado, simplificado, integrado e harmonioso. A produção do estúdio de Frances MacNair e Margareth MacKintosh, seguiu a trilha das idéias de Morris. As artistas criaram bordados, tapetes, tapeçarias, revestimentos de parede de papel pintado e mobiliário simplificado, desenhado por Mackintosh e MacNair, apresentando móveis de linhas retilíneas, simples, com ausência quase total de curvas e ornamentos. Margaret tornou-se conhecida por suas decorações murais nas quais misturou pinturas sobre tela com gesso e bronze; a artista participou de mais de 40 mostras de arte (1885-1924), sendo que suas obras foram reproduzidas nas revistas artísticas publicadas na época, como na O Estúdio [The Studio].
 
O arquiteto MacKintosh começou a receber suas primeiras encomendas (1890-): ele expôs na mostra conjunta do Grupo dos Quatro na Sociedade de Arte e Arte Aplicada (Arts and Crafts Society, Londres, 1896). O arquiteto ganhou em concurso o projeto para a nova edificação da Escola de Arte de Glasgow, o que permitiu-lhe construir a nova sede (1896-1898). A dupla Margaret e Charles Rennie Mackintosh realizou várias decorações de interiores com projeto completo de mobiliário e acessórios, destinados a salões de chá e residências em Glasgow e Londres, entre outras cidades européias. MacKintosh projetou também o salão de música para Fritz Waerndorf.
 
MacKintosh e sua família foram viver em Londres (1915-); depois passaram alguns anos vivendo em Port-Vendres (França, 1923-1927); e voltaram à viver em Londres até o final de seus dias. Charles R. MacKintosh foi um dos grandes destaques da arquitetura européia, ao lado do arquiteto austríaco Adolf Loos, seu contemporâneo. O escocês tornou-se criador do estilo arquitetônico que inspirou-se na arte japonesa e no movimento do Simbolismo, no qual ele desenvolveu seu vocabulário formal inteiramente pessoal, completamente novo e moderno. O estilo MacKintosh baseou-se na linha reta, acrescentando alguns símbolos característicos como o triângulo que encimava suas linhas. Esse estilo frutificou, posteriormente, no estilo linear da Bauhaus alemã, a qual suas obras influenciaram. O arquiteto buscou a harmonia da integração total do desenho do exterior com o do desenho dos interiores; seus projetos de mobiliário visavam integrar o todo aos detalhes decorativos na arquitetura do modernismo.
 
No final do século XIX e início do XX, o estilo de MacKintosh fez tanto sucesso que até hoje seu mobiliário é reproduzido, especialmente sua famosa cadeira retilínea de espaldar alto e ripado em madeira laqueada de preto. A reputação de MacKintosh foi internacional e suas obras criaram certo modismo que rivalizou com o estilo rebuscado da Arte Nova [Art Nouveau], característico do início do século XX, muito presente na Alemanha (Munique), na Bélgica (Bruxelas) e França (Paris). Na década de 1930 o estilo MacKintosh influenciou o mobiliário e a arquitetura da Arte Decorativa [Art Deco], bem mais simplificado que o da Arte Nova.

Entre as principais obras de MacKintosh a citada Escola de Arte de Glasgow e sua ampliação, o prédio da Biblioteca (1907-1909); o Salãode Chá Cranston (Glasgow, 1897-1911) e a residência Hill House (Helensburgh, 1902).
 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 

FAHR-BECKER, Gabrielle. El Modernismo. Colônia: Konemann Verlag, 1996, p. 406.

 
GIBSON, M, NERET, G. Symbolism: Figures du Moderne 1905-1914. Cologne: Benedikt Taschen, 1992, 1995. 255p.: il., p. 236.
 

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