sábado, 29 de junho de 2013


 
HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
GRUPO (ESCOCÊS) DAS GAROTAS DE GLAGOW [GLASGOW GIRLS] (Escócia, c. 1880-1920).


Esse grupo se formou a partir da liderança das irmãs Margaret e Frances MacDonald, casadas com os arquitetos Charles Rennie MacKintosh (1868-1928) e seu colega de faculdade, James Herbert McNair (1868-1955). Todos formaram o conhecido Grupo Escoces dos Quatro, com MacKintosh, MacNair e as duas artistas, irmãs e suas esposas, a pintora e artista do Bordado, Metal e Vidro, Margareth Memps MacDonald (MacKintosh, 1865-1933), e sua irmã, Frances Elizabeth MacDonald (McNair, 1873-1921). Os artistas citados se relacionaram com o Grupo (Escocês) do Impressionismo formado com pintores, os ditos, Garotos de Glasgow.

 
 
As jovens artistas lideraram o dito, Grupo das Garotas de Glasgow, associado à Escola de Arte de Glasgow. Participaram, além das citadas, Helen Walton (1850-1921), Jessie Wylie Rowat Newbery (1864-1948), Stansmore Dean (Richmont Leslie Stansmore Dean, 1866-1944), Bessie (Elizabeth MacNicol, 1869-1904), Annie (Anne) French (1872-1965), Katherine Cameron (1874-1965), Ann Macbeth (1875-1948), Jessie Marion King (1875-1949), De Courey Lewthwaite Dewar (1878-1959), Norah Neilson Gray (1882-1931) e Eleanor Allen Moore (1885-1955), bem como os irmãos Jane Keppie (1860-1924), John Keppie (1862-1945), Jessie Keppie (1868-1951) e Helen Keppie. Todos estudaram na Escola de Arte de Glasgow [Glasgow School of Art]: MacKintosh, McNair e John Kepie estudaram Arquitetura, além de Desenho e Pintura.

 
 
As ditas, Garotas de Glasgow [Glasgow Girls (act. 18801920)], formaram o grupo de artistas que frequentou a Escola de Arte de Glasgow: muitas se tornaram professoras e chefes de departamento na mesma Faculdade. Essa nomenclatura foi dada recentemente ao grupo, baseada no nome do conhecido grupo de artistas escoceses chamado de Garotos de Glasgow [Glasgow Boys]. Essa nova nomenclatura surgiu a partir da mostra coletiva denominada de Pintura Escocesa [Scottish Painting], realizada na Galeria de Arte de Glasgow (1961). A exposição excluiu completamente as senhoras artistas eruditas, atuantes no final dos século XIX e início do XX. A primeira menção às Garotas de Glasgow apareceu no texto (BUCHANAN, William) do catálogo da mostra dos Garotos de Glasgow, organizada pelo Conselho Escoces de Arte (1968). Nesse mesmo ano ocorreu a mostra coletiva dos Membros Fundadores e Expositores, organizada no Clube das Senhoras Artistas da Sociedade das Senhoras Artistas de Glasgow, o primeiro clube deste tipo fundado na Escócia (1882-). A maioria das Garotas de Glasgow foi eleita para participar do clube, que ofereceu oportunidade às artistas escocesas de mostrarem suas obras, que, na época, enfatizavam a técnica da aquarela.

 
 
Outro grande incentivador das senhoras artistas foi representado pelo mestre de muitas delas, o professor Francis (Fra) Newbery (1855-1946), da Escola de Arte de Glasgow (1885-1917). Newbery casou-se com Jessie Willie Rowat (1864-1948), professora e diretora do Departamento de Bordado da mesma instituição (1909-1912). Ainda estudante, Ann Macbeth (1875-1948) associou-se à Jessie Newbery como professora do Departamento de Bordado, da Escola de Arte (Glasgow, 1902-): no mesmo ano ela recebeu Medalha de Prata na Exposição Internacional de Arte Decorativa de Turim [Turin Esposizione Internazionale d'Arte Decorativa]. A jovem MacBeth ensinou as técnicas têxteis de Bordado, manual com agulha sobre tela e de aplicação (needlework, embroidery, appliqué); ela também ensinou Encadernação e Metal (1909-1912). Macbeth tornou-se membro do Conselho da Universidade (1908-); posteriormente ela substituiuJessie Newbery como Chefe do Departamento de Bordado da Escola de Arte (1912). A professora criava e bordava seus próprios vestidos e executava bordados requintados como A Bela Adormecida (1902), no acervo do Museus e Galerias de Arte de Glasgow.

 
 
Ann Macbeth tornou-se destacada conferencista, proferindo palestras na Escócia, Inglaterra e Wales. Macbeth alcançou extensa audiência por suas classes para professores e seus livros publicados: Educational Needlework (Bordado Educativo, 1911, com Margaret Swanson); Embroidered Lace and Leatherwork (Renda Bordada e Trabalhos em Couro, 1924); e Countrywoman's Rug Book (Livro dos Tapetes da Mulher do Campo, 1926; repr. California, c.1990). Macbeth recebeu honras por seus bordados na Escócia e no exterior, em Paris, Tunis, Ghent, Budapeste e Chicago; ela desenhou para Liberty e Knox Linen Thread Company, e bordou a cobertura para a mesa de comunhão da Catedral de Glasgow.

 
 
Outra das Garotas foi Jessie Marion King (1875-1949), que também tornou-se professora de Encadernação, Ilustração e Design (1900-1908). Incentivada pelo professor Newbery, a artista adotou moderno estilo linear, que recebeu Medalha de Ouro na Seção Escocesa da Mostra Internacional de Arte Decorativa (Turim, Itália, 1902). As irmãs MacDonald, ambas nascidas na Inglaterra, mas educadas na Escócia, Margaret MacKintosh e Frances McNair, participaram dessa mesma mostra internacional. Margaret destacou-se na Arte Nova: ela estudou Desenho de Figura Humana, Ornamental e Vegetal, colaborou com seu conhecido marido, Charles Mackintosh (v. biografia, abaixo), e participou de inúmeras mostras, destacando a Bienal de Veneza (Itália, 1899), a Secessão Vienense (8a Mostra, 1900; v. abaixo,) além de outras participações como na Exposição de Arte e Arte Aplicada (Londres, 1896).

 
 
O professor Fra Newbery notou a similaridade nos estilos de Margaret Macdonald e de sua irmã, Frances com o dos alunos Charles Rennie Mackintosh e Herbert McNair, e apresentou-os. O encontro levou ao desenvolvimento do dito, Estilo de Glasgow, e aos casamentos de Frances com McNair (1899) e de Margaret com Mackintosh (1900). Ainda na faculdade as irmãs e seus maridos formaram com outros colegas o grupo dito, dos Imortais. Depois de formados, os arquitetos e suas esposas artistas formaram o conhecido Grupo dos Quatro (Glasgow, c. 1900-1914).

 

Herbert McNair (1868-1955) foi designer inovador e professor destacado, que, na última década do século XIX,

contribuiu com sua poderosa criatividade para o desenvolvimento do Estilo de Glasgow. McNair trabalhou como arquiteto com Honeyman e Keppie (Glasgow, 1888-1895), no mesmo escritório onde trabalhou Mackintosh, desenhista durante o dia e aluno noturno da Escola de Arte de Glasgow (1896-1909). Macnair retirou-se da empresa e organizou seu estúdio independente, como artista e designer, no centro da cidade – ele nunca praticou arquitetura. McNair expôs individualmente com sucesso seus desenhos, na técnica de pastel (Londres, 1898). O artista tornou-se conferencista e professor da Faculdade de Arquitetura e Arte Aplicada do University College, em Liverpool; depois de casada com McNair, Frances MacDonald também tornou-se professora da mesma faculdade (1900-1909). Nesse período ambos expuseram suas obras em mostras internacionais realizadas em importantes centros artísticos da época, como Viena (Áustria, 1900), Dresden (Alemanha, 1901), na Exposição Internacional de Arte Decorativa (Turim, Itália, 1902), além de mostras regulares em Londres e Liverpool (c. 1900-1909). Tudo modificou-se quando McNair e Frances perderam suas posições, pois a faculdade encerrou as atividades. McNair inaugurou sua Escola de Arte, mas o empreendimento não prosperou. McNair, Frances e seu único filho, Sylvan (1900-), voltaram empobrecidos para Glasgow. Na tentativa de retomar sua carreira, McNair ainda expôs suas aquarelas na Galeria Baillie (Londres); e depois disto desisitiu da carreira artística. Sobreveio a I Guerra Mundial, que afetou enormemente a Europa (1914-1918). Frances faleceu pouco depois, sem completar 50 anos de idade (1921). McNair destruiu muitas das obras de sua talentosa esposa, nunca mais desenhou e retirou-se para Argyllshire, onde faleceu (1955). As expectativas de uma brilhante carreira nas artes escocesas não se materializou e nenhuma obra de McNair é conhecida depois de 1911. As obras de Margaret obtiveram sucesso, mas as de Frances ficaram no esquecimento: mas hoje, seu enorme talento aflora na modernidade dessa artista original, numa obra executada quase sempre sobre papel, nas técnicas mistas de Desenho e Aquarela.

 
REFERÊNCIAS
SELECIONADAS:

BURKHAUSER. J. Glasgow Girls: Women in Art and Design 18801920. Glasgow: Canongate Publishing Ltd., 1993, pp. 80-90.
 
 
INTERNET. The Magazine. GSA Collections & Archives © GSA 2011. Disponível: <http://www.gsathemagazine.net/people.php#5> Acesso: 25 June, 2013.
 
 
INTERNET. TANNER, A. Glasgow Girls (act. 18801920), were a group of women artists in Glasgow. Apud: Oxford Dictionary of National Biography © Oxford University Press 200413. All rights reserved. Disponível:<http://www.oxforddnb.com/view/printable/73660> Acesso: 25 June, 2013.
 
 

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