quarta-feira, 15 de maio de 2013



 
HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
WEDEKIND, Frank; Benjamin Franklyn Wedekind (1864-1918).


 
O dramaturgo e ator performático Benjamin Franklyn Wedekind, foi o primeiro a inaugurar a Performance no século XX, considerando esta ação como ato performático, encenado no palco ou em outro local, sempre na frente do público espectador.(v.:http://blogeducativodaperformance.blogspot.com).
Depois vários meses passados na prisão por violação da censura e um curto exílio temporário voluntário em Paris, Wedekind escreveu uma das mais famosas sátiras sobre a vida na cidade de Munique, O Marquês von Keith [Der Marquis von Keith], que ele apresentou no teatro. A peça foi comemorada pelo público com muito riso irônico e grande sucesso. Foi então que Wedekind escreveu Rei Nicoló ou Esta é a Vida (König Nicolò, oder So ist das Leben, 1901), argumento que envolvia suposto rei que, tendo falhado em seu reinado, tornou-se uma espécie de bobo da corte que entretinha o usurpador de seu próprio trono. Esta foi mais uma das peças de Wedekind censurada pelos oficiais do Kaiser Guillerme II da Prússia; seus editores também censuraram-no e cortaram textos das peças publicadas.

Wedekind produziu então seu maior sucesso, a peça O Livro de Pandora (Die Büchse der Pandora, 1904), que encenou em Munique. A peça foi censurada, o que levou Wedekind a ser novamente processado, o que, por sua vez, elevou sua popularidade entre seu público. O diretor Hugo Ball, que nesta época frequentava o Café Simplicissimus, comentou que a vida da cidade revolvia-se inteiramente em torno do teatro. Para fugir de mais uma temporada na prisão, Wedekind saiu da Alemanha, e levou aos palcos austríacos esta peça teatral (Viena, 1904). No ano seguinte, Wedekind escreveu Hidalla (1905): a fotografia do artista atuando nesta peça encontra-se publicada (GOLDBERG, 1989).

Wedekind tornou-se crítico mordaz das elites de sua época e, por este motivo, foi incensado pelas vanguardas no mesmo período. O artista criou performances radicais em um palco intimista, inclusive, segundo comentário de Hugo Ball, publicado (GOLBERG, 1989), ele produziu apresentações nas quais urinou e masturbou-se no palco. Na época, a moral germânica estava acorrentada aos preceitos morais e religiosos dominantes do Protestantismo, que fez com que as constantes proibições da censura às peças de Wedekind fizessem aumentar a popularidade do artista. As peças controversas, censuradas durante a vida do autor, tornaram Wedekind excluído, marginal, na época em que o papel do artista na sociedade alemã era considerado insignificante.


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 

GOLDBERG, R. Performance Art: from Futurism to the Present. London: Thames and Hudson 1989,2001. 206 p., il,. algumas color.,pp. 50-54. 15 x 21 cm. (world of art).
 
GOLDBERG, R.; ANDERSON, l. (Foreword). Performance: live art since 1960. New York: Harry N. Abrams, 1998. 240p.: il,. pp. 65, 77. 26 x29 cm.



Nenhum comentário:

Postar um comentário