GRUPO (BRITÂNICO DA) IRMANDADE DOS PRÉ-RAFAELITAS [PRE-RAPHAELITTE BROTERWOOD]
(Londres,1848-).
A Irmandade dos Pré-Rafaelitas se formou com Dante Gabriel Rossetti, William Holman Hunt e John Millais, artistas que se conheceram quando todos foram alunos da Academia Real de Arte [RA] (Londres, 1847). Foi o conceituado crítico de arte John Ruskin quem apoiou o renascimento da estética romântica na pintura inglesa, representada pela arte desse grupo que se tornou popular, atacando a tradição conservadora no discurso que influenciou o escritor e artista plástico William Morris, formador do Grupo (Britânico) da Arte e Arte Aplicada (v.).
Os artistas citados participaram do grupo que buscava revitalizar a arte britânica através da observação minuciosa do mundo natural, no espírito quase religioso devotado à verdade, influenciado pelas qualidades da Arte Medieval, oposta ao racionalismo do Maneirismo que sucedeu à Renascença italiana abraçada por Rafael (Raffaello Sanzio). Participaram da Irmandade dos Pré-Rafaelitas os artistas plásticos William Holman Hunt (1827-1910), John Everett Millais (1829-1846), Arthur Hughes (1812-1915), Dante Gabriel Rossetti (1828-1882), Edward Burne-Jones (1833-18xx), John Williams Waterhouse (1849-1917), Ford Maddox Brown (1821-1893), Michael Rossetti, James Collinson, Frederic George Stephens e Thomas Woolner.
Os Pré-Rafaelitas rejeitavam a influência da píntura de Sir Joshua Reynolds, fundador da Academia Real de Arte [RA], atribuindo a sua técnica artística a formulação acadêmica do Maneirismo. Os que participaram da Irmandade dos Pré-Rafaelitas preferiram a influência da pintura do Quatrocento italiano, com detalhes abundantes em composições complexas. Os Pré-Rafaelitas aceitavam os conceitos das pinturas históricas e da mímese, ou seja, da imitação da natureza como premissa básica da arte. Os artistas do grupo definiam-se como reformistas da arte inglesa; vários foram também reformistas dos costumes, através do Grupo (Britânico) do Vestido Racional (v.).
REFERÊNCIA
SELECIONADA:
RODGERS,
D. William Morris at Home: An intimate view of his life and homes. London:
Ebury Press, The William Morris Society, 1996.
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