segunda-feira, 22 de abril de 2013

VERISMO MUSICAL EUROPEU EM SÃO PAULO (c. 1890-1920).
A ópera Lo Schiavo [O Escravo] (1888), de Carlos Gomes, com libreto de Affonso d'Escragnolle Taunay e a versificação bastante criticada do poeta italiano Paravicini, foi apresentada no mesmo ano no Rio de Janeiro. Essa obra foi considerada pelo crítico Lauro M. Coelho, autor da História da Ópera, como precurssora do movimento do Verismo Musical Europeu, pois apresentou soluções ousadas na linha inovadora de óperas hoje muito conhecidas, como Cavalleria Rusticana (Pietro Mascagni),
Em São Paulo, vários teatros como o Teatro Provisório (1874-), iniciaram com grande sucesso temporadas operísticas. No Teatro São José (1864-1898), inaugurado anteriormente no Largo Municipal, hoje Praça João Mendes, apresentou-se a Cia. Ângelo Ferrari, que, com o barítono Enrico Storti, foi quem primeiro encenou Il Guarany (São Paulo, 1880; 1881; 1886). A nova ópera Fosca, de Carlos Gomes, estreou no Teatro Scala (Milão, 10 mar., 1873); e foi posteriormente apresentada com Enrico Storti e a Cia. Ferrari em algumas récitas no Teatro São José (São Paulo, 1880; 1882-1883).

O dito, Verismo Musical Europeu chegou a São Paulo marcado pelas apresentações das óperas Cavalleria Rusticana (Pietro Mascagni), I Pagliacci (Leoncavallo) e Tosca (Giuseppe Verdi), que estrearam no Teatro São José (1890-1891). Em uma temporada especial com a Cia. Ângelo Ferrari (1892), foram encernadas as óperas Fausto e O Rigoletto (Verdi); e, no ano seguinte, foi apresentada Manon Lescaut (Giacomo Puccini). Foi novamente encenada com a Cia. Verdini O Guarani, de Carlos Gomes, no novo Teatro Politeama Nacional, construído com excelente acústica no Vale do Anhangabaú (São Paulo, 1891). No novo palco foram apresentados espetáculos diários de ópera, encenando as obras mais populares como Aída (Verdi), O Barbeiro de Sevilha (Rossini) e Carmen (Bizet), entre outras, como Cavaleria Rusticana (Pietro Mascagni). No mesmo ano a Cia Verdini apresentou 49 espetáculos de ópera (São Paulo, 1894); e O Guarani foi reapresentada seguidamente no Teatro São José (1894; 1895-1896; 1897), onde, quase duas décadas depois foram encenadas duas outras operas de Carlos Gomes, Fosca e Salvador Rosa, na temporada que dedicou 14 récitas às óperas de Verdi e 11 récitas as de Carlos Gomes, no total de 55 apresentações de 22 óperas diferentes (1897). No ano seguinte a Cia. Sansone-Rotoli apresentou-se com O Guarani, entre outras óperas como Sansão e Dalila. No Teatro Politeama, um ano depois foi re-encenado O Guarani (São Paulo, 1899).

O Teatro São José foi destruído em um incêndio (1898), mas foi reconstruído em novo local, localizado em frente ao TMSP, onde hoje se encontra localizado o prédio Alexander Mackenzie. que apresentou temporadas líricas até o início da década de 1920. Poucos anos depois do início do século XX foi construído o Teatro Santana, que pertenceu ao Conde Antônio Leite Álvares Penteado (1900-); essa casa de espetáculos marcou a hegemonia da preferência do público paulista pelas óperas de Giacomo Puccini.

 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

AMARAL,. L. O Ocaso. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes - Comissão Central de Festejos do Centenário de Carlos Gomes, 11 jul., 1936.

CAMARGO, O. Maneco Músico. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes - Comissão Central de Festejos do Centenário de Carlos Gomes, 11 jul., 1936.

CERQUEIRA, P. de O.. Um Século de Ópera em São Paulo. São Paulo: Ed. Guia Fiscal, 1954.

OMEGNA, N. Retrato de Carlos Gomes. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes - Comissão Central de Festejos do Centenário de Carlos Gomes, 11 jul., 1936.

SILVA, F. P. da. Carlos Gomes : sua vida sua obra. Curitiba: Ed. do Centro de Letras do Paraná, vol. XXI, 1951, pp.01-18

SOUZA, C. de. Carlos Gomes. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes - Comissão Central de Festejos do Centenário de Carlos Gomes, 11 ju., 1936.

STEVENSON, C. Visconde de Taunay e Carlos Gomes. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes - Comissão Central de Festejos do Centenário de Carlos Gomes, 11 jul., 1936.

TAUNAY, A. de L. Carlos Gomes e o Visconde de Taunay. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes - Comissão Central de Festejos do Centenário de Carlos Gomes, 11 jul., 1936, pp. 19-21.

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