REVISTA VER SACRUM [PRIMAVERA SAGRADA].
A revista de grande repercussão, Ver Sacrum (Primavera
Sagrada, Viena, jan. 1898-1899; Leipzig, 1899-1903), foi porta-voz do Grupo da Secessão Vienense (v. Secessão
Vienense, abaixo). Na revista, que
misturou arte com literatura, foram publicados vários Manifestos dos
artistas das vanguardas vienenses, com a divulgação do dito, Estilo da
Secessão [Sezessionsstil], conhecido como o Novo Estilo Jovem [Neue
Jugend-Still].
A
revista Ver Sacrum implantou
nova concepção gráfica, através de seu desenho arrojado, e lançou
edições mensais durante o primeiro ano (1898-1899); nos anos
seguintes se tornou bimestral (1900-1903). O título da revista foi baseado no
ritual romano de consagração de jovens nas épocas de incertezas e perigos,
quando eram destinados a cumprir missão divina, visando promover com atos
heróicos a salvação da humanidade. Essa ideologia foi inserida no Grupo da
Secessão Vienense por Max Buckhard (1854-1912), que durante anos, manteve
carreira política e administrativa, a qual renunciou para se tornar o coeditor
da revista. Foi
seu colaborador o artista plástico Ferdinand Hodler (1853-1918),que nela
publicou seu artigo Paralelismo (v. traduzido: CHIPPS, 1996: 103-105). Para a Ver
Sacrum, o mais conhecido artista das vanguardas vienenses, Gustav
Klimt, foi um dos ilustradores da
revista e para a primeira capa ele desenhou a figura feminina Nuda Veritas (n. 01,
1898). Foram colaboradores da publicação os principais participantes do Grupo
da Secessão Vienense, os arquitetos Adolf Loos (1870-1933) e O. J. Bierbaum
(Otto Julius Bierbaum, 1865-1910); os escritores Rainer Maria Rilke (1875-1926),
Hermann Bahr (1863-1934), Hugo von Hofmannstahl (1874-1929), Paul Sheerbat e Maurice
de Maeterlinck (1862-1949).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CASSOU, J.;
BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite
Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature,
Musique. Paris: Somogy, 1988,
p. 278.
CHIPPS, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins
Fontes, 1996, pp. 103-105.
SCHORSKE, C. Viena Fin-de-siècle, política e
cultura. Tradução
de Denise Bottman. Campinas: Unicamp, Cia das Letras, 1990, pp. 207-209.
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