sexta-feira, 5 de outubro de 2012

GRUPO (FRANCÊS DA) SOCIEDADE ROSA + CRUZ DO TEMPLO DO GRAAL [SOCIÉTÉ ROSE + CROIX DU TEMPLE DU GRAAL] (França, 1888-1900).

 
HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU. GRUPO (FRANCÊS DA) SOCIEDADE ROSA + CRUZ DO TEMPLO DO GRAAL [SOCIÉTÉ ROSE + CROIX DU TEMPLE DU GRAAL] (França, 1888-1900).


A Sociedade Rosa Cruz foi fundada no Templo do Graal com manifesto de Christian Rosenkreutzer (Kassel, Alemanha, 1614). A partir desse momento a Sociedade da Rosa e Cruz, notadamente durante o século XIX, se desenvolveu mundialmente como seita secreta. A orientação espiritual adotada foi favorável ao esoterismo e misticismo e contrária à doutrina luterana.


Na França foi Stanislas de Guaïta quem fundou a ordem cabalística da Rose + Croix (1888), a qual aderiu Joséphin Péladan, que dela se distanciou para formar a ramificação separada, associada ao catolicismo, a Rosa + Cruz do Templo do Graal, na qual ele ficou conhecido como Sâr Péladan (Sumo Sacerdote). Nas artes, ele ressuscitou com algum sucesso o misticismo, e patrocinou vários salões de pintura nessa fase mais voltada para a arte Simbolista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário