segunda-feira, 13 de agosto de 2012

GLOSSÁRIO: HISTÓRIA DO IMPRESSIONISMO EUROPEU..


GLOSSÁRIO: HISTÓRIA DO IMPRESSIONISMO EUROPEU. BIOGRAFIA: GUILLAUMIN, Jean-Baptiste Armand (1841-1927).


O pintor Impressionista Guillaumin estudou na Academia Suíça situada no Cais dos Ourives, perto da ponte Saint-Michel (Paris, 1863). Nessa academia posavam modelos vivos, mas não existiam aulas. Frequentaram-na Gustave Courbet e Édouard Manet; Claude Monet aparecia por lá de quando em quando, mas Camille Pissarro (1857-), Paul Cézanne (1861-) e Guilaumin (1863-), frequentavam-na assíduamente. Foi na academia que os pintores se conheceram e tornaram-se amigos, sendo que Pissarro (1830-1903) foi espírito cordial, amigo próximo da maioria dos artistas das vanguardas francesas, muitos dos quais ensinou, inclusive a Paul Gauguin.

Guillaumin expôs suas obras no Salão dos Recusados (Paris, 1863), realizado por deferência especial de Napoleão III que permitiu a exposição dos quadros dos artistas recusados no Salão Nacional de Belas Artes, Foi Claude Monet um dos principais organizadores da I Mostra Impressionista, realizada no belo estúdio todo envidraçado do fotógrafo Nadar, cuja fotografia encontra-se reproduzida (CLAY, 1973). Guillaumin participou principalmente com paisagens pintadas ao ar livre da primeira mostra da Sociedade Anônima dos Artistas Pintores, Escultores e Gravadores [Société Anonyme des Artistes Peintres, Sculpteurs et Graveurs] (Paris, 15 abril - 15 maio, 1874), e da III Exposição (1-30 abril, 1877); da V Mostra (1-30 abril, 1880); da VI Mostra, 2 abril-1 maio, 1881); da VII Exposição (fev. - março, 1882) e da última, a VIII Exposição (15 de maio - 15 de julho, 1884).

Guillaumin trabalhava em Paris, onde pintou Lanchas no Sena em Bercy (1871, no acervo do Museu Jeu de Paume); ele pintou Porto de Charenton (1878, no Museu do Louvre); e pintou Paisagens de Agay no litoral do Mediterrâneo, quando o artista viajou para Saint-Palais-sur-Mer. Guillaumin largou o emprego para dedicar-se somente à pintura: ele viajou através da Holanda (1904-), mas, de volta a França, retirou-se para Crozant, Creuze, onde pintou muitos quadros com o tema da paisagem selvagem e indomada da bela região. Citadas entre as melhores obras de Guillaumin As ruínas do Castelo de Crozant, O Moinho da Loucura, Creuse em Crozant e Geada branca em Crozant, entre outras pinturas, todas pertencentes a coleções particulares. O artista faleceu no castelo de Grignon, em Orly (Sena, junho, 1927).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BONFANTE-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000, pp. 24, 126.

CLAY, J. (Org.); HUYGUE, R. (Pref.) Impressionnisme. Paris: Librairie Hachette - Société d' Ëtudes et de Publications Economiques, 1973, pp. 46-47.

REWALD, J. Histoire de l'Impressionisme. Traduction de Nancy Golddet-Bouwens.
Paris: Club des Éditeurs, 1959. 281p.: il, retrs.

SERULLAZ, M. O Impressionismo. Tradução de Álvaro Cabral. Paris: Presses Universitaires de France, 1961. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. 120p., pp. 40-41, 79.

VOLLARD, A. Paul Cézanne. Paris: Galerie Ambroise Vollard, 1914, pp. 37-155.


VOLLARD, A. Paul Cézanne. Artistes d Hier et d’Aujoud’hui. Huit photographies d’ápres Cézanne.. Paris, 1919. Ed. rév. et aug.. Paris: Les Éditions G. Crés, 1924.
 
 

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