domingo, 5 de agosto de 2012

BIOGRAFIA: O IMPRESSIONISTA BOUDIN, Eugène (1824-1898).


BIOGRAFIA: O IMPRESSIONISTA BOUDIN, Eugène (1824-1898).


O artista nasceu no porto de Honfleur, na região costeira do dito, Sena Marítimo [Seine Maritime], filho de piloto do barco rebocador na baía de Honfleur. Quando adolescente Boudin trabalhou na loja de suprimentos artísticos da cidade, desenhando no seu tempo livre. A bela região foi sempre visitada por muitos pintores famosos como Camille Corot, François Millet, Troyon, Isabey; todos deram-lhe valiosos conselhos e ensinamentos ao futuro artista promisor. A municipalidade, vendo o talento que o jovem demonstrava, agraciou o futuro artista com bolsa de estudos de três anos em Paris.

Boudin expôs, pela primeira vez, no Salão Nacional de Belas Artes (Paris, 1859); depois participou do famoso Salão dos Recusados (1863). Depois de seu período de estudos na capital, Boudin retornou a Honfleur, e passou um período pintando com o grupo de artistas da Escola de São Simeão [Saint Simeon] (v.), nos arredores do Havre. Este grupo foi formado pelos artistas Johan Barthold Jongkind, Germain Bazille e pelo impressionista Claude Monet. Boudin viajou muito pela Normandia, visitou a Holanda, a Bélgica e visitou Veneza, na Itália.

Sempre ao lado do mar, Boudin pintou baías e marinhas, com a presenca de inúmeras figuras. O artista pintou sempre beirando o mar: foi fascinado por todas as regiões francesas de veraneio, as praias de Deauville, Bordeaux e Trouville, com seu clima úmido, neblina espessa e luz difusa. Vários artistas ajudaram Boudin a encontrar sua verdadeira personalidade artística. O artista Édouard Manet pintou com Boudin em Boulogne e Deauville. Os artistas da vanguarda Impressionista também influenciaram a paleta de Boudin, que, na época, passou a pintar a luz irridescente, aquela bruma suave do ar marinho, que quase se pode sentir nas suas telas. Boudin participou da I Mostra Impressionista, no estúdio do fotógrafo Nadar (Paris, 1874); depois, frequentemente participou das mostras da Galeria Durant-Ruel, aquela que divulgou o trabalho dos artistas Impressionistas em Paris, bem como na filial em Nova York. Boudin tornou-se um dos artistas mais apreciados e bem sucedidos divulgados pela galeria, especialmente na América. A obra [Crinolines sur la plage de Trouville] (1869), encontra-se reproduzida (SEUPHOR, 1963).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BONFANTE-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000, pp. 23, 68, 123.

BOUDIN, E. Eugène Boudin 1824-1898. Honfleur: Anthèse, Musée Eugène Boudin, 1992. 253p.: il. color., pp.1-253.

Nenhum comentário:

Postar um comentário