HISTÓRIA DA ARTE EUROPÉIA DE VANGUARDA.
MackMURDO, Arthur Heygate (1851-1942).
O arquiteto, desenhista e designer industrial inglês, nasceu em Londres e morreu em Wickham Bishops (Essex). Mackmurdo estudou na Universidade de Oxford; ele tornou-se amigo do respeitado crítico de arte John Ruskin, por sua vez amigo próximo do grupo de William Morris, que Mackmurdo conheceu.
O arquiteto abriu um escritório em Londres (1875) e fundou a associação de artistas (Century Guild of Artists, 1882), que congregou desenhistas, arquitetos e decoradores, entre outros. Dois anos depois Mackmurdo lançou a revista (The Hobby Horse, 1884). Durante os próximos 20 anos, Macmurdo desenhou telas, papéis de parede e objetos de metal, entre outros, para diversas empresas, inclusive para Morris, Marshall, Faulkner & Co., a bem-sucedida empresa de Morris. Anos mais tarde, Mackmurdo foi o cofundador da Sociedade para Proteção de Edificações Antigas [Society foi protection of Ancient Buildings]; ele envolveu-se com política social e questões econômicas de seu tempo.
Macmurdo se tornou um dos precurssores da moderna arquitetura inglesa: seu portal para a [Wren City Churches], é considerado a obra inaugural do modernismo na arquitetura de seu país.
FAHR-BECKER, G. El Modernismo. Cologne: Konemann, 1996. 427p : il., color.,p. 406.
Nenhum comentário:
Postar um comentário