terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CUBISMO (FRANCÊS): PROTO-CUBISMO [PROTO-CUBISME] (Paris, 1906-1908).

Destaques: PICASSO, Pablo e Georges BRAQUE. No âmago do desenvolvimento da arte moderna e no princípio da revolução estética do seculo XX se encontra o Cubismo, iniciado na França. Os seus mais importantes artistas foram os espanhois Pablo Picasso (1881-1973) e Juan Gris (1887-1927); os franceses Georges Braque (1882-1963) e Fernand Léger (1881-1955), todos tendo como centro de convergência e convivência a cidade de Paris; e, como precurssor, Paul Cézanne (1839-1906), recebendo a influência de Jean Dominique Ingres (1780-1867).

Desde o começo do século XX a influência de Paul Cézanne se fez sentir, quando, em carta a Émile Bernard, o artista declarou (15 abr., 1904):

Tratemos a natureza pelo cilindro, a esfera, o cone, o conjunto colocado em perspectiva. ... a natureza, para nós, seres humanos, está mais na profundeza que na superfície. [Traitez la nature pour le cilindre, la sphere, le cone, le tout mis en perspective. ...La nature, pour nous, hommes, est plus en profondeur qu'en surface].

Braque logo avaliou a extrema importância do nascente movimento e abraçou o estilo do Cubismo quando ele pintou a paisagem La Ciotat (verão 1907); e Casario em L' Estaque (1908), na região próxima à Marselha. Quando Braque pintou esses quadros ele fez restrição à intensa paleta de cores dos artistas em evidência nas vanguardas, do Grupo das Feras ou Fauves [Fauvistas] (1905-1908). Braque escolheu as cores básicas e suas variantes, bem como a simplificação de estilo geométrico, notada mais dramaticamente na segunda pintura que recebeu a influência estilística de Paul Cézanne. (Paris, 1908-1925).

Henri Matisse expôs duas pinturas de sua autoria no Salão dos Artistas Independentes (1906): A Alegria de Viver, e As Três Banhistas. A última obra fora inspirada na pintura famosa da maturidade de Ingres, O Banho Turco (1862). Nesse inverno, Picasso e Matisse se conheceram, por ocasião de encontro no salão parisiense da intelectual, escritora e colecionadora de arte Gertrude Stein, de quem Picasso pintou o retrato Proto-Cubista (1906; v. Círculo de Gertrude e Léo Stein). No ano seguinte e no mesmo salão Picasso foi apresentado a Georges Braque. Picasso pintou seu Auto-Retrato da fase Proto-Cubista (1907). Como a principal característica dessas pinturas a simplificação dos traços, que se acentuaram na busca pela inovação no novo movimento.

Matisse expôs seu Nu Azul, Souvenir de Biskra no Salão dos Artistas Independentes (mar., 1907); e André Derain, as suas Banhistas [Baigneuses]. Neste ano ocorreu a primeira mostra retrospectiva de Paul Cézanne, quando foram apresentadas 79 aquarelas do mestre na Galeria Ambroise Vollard. No Salão de Outono foi apresentada nova mostra retrospectiva de Paul Cézanne, com 56 pinturas a óleo do artista falecido recentemente, apenas um ano antes. A partir desta mostra somaremos várias influências, da Arte Negra (v.), e das releituras frequentes das obras de Cézanne, visuais, bem como de seus escritos teóricos, que deram ensejo ao nascimento do Cubismo.

Na primeira fase Braque e Picasso desenvolveram o Cubismo juntos, essa arte baseada em teorias, eles se tornaram amigos, mas somente até o início da Primeira Guerra Mundial (1914). Picasso descobriu a escultura negra (v. Arte Negra): foi ele quem mais claramente absorveu as lições da Arte Negra. O pintor, fascinado e influenciado, pintou As Senhoritas de Avignon [Demoiselles d'Avignon]. Nasceu com esse quadro a dita, Figuração Cubista, devido à composição revolucionária da pintura. Podemos notar do lado direito da obra, na face das senhoritas, a lição da Art Nègre tão bem assimilada por Picasso. O nome inicial do quadro foi O Bordel Filosófico; somente depois que o costureiro Jacques Doucet adquiriu a tela (1920), foi que o quadro recebeu o nome com o qual ficou conhecido. De dimensões de expressiva monumentalidade, sua fortíssima impressão foi acentuada especialmente pela ênfase na agudeza dos ângulos formados pelas posições dos braços, cotovelos e joelhos das figuras femininas, bem como da mesa e da fatia de melancia e, mesmo dos espaços vazios da tela, cuja angularidade ainda podemos notar entre várias figuras. No quadro, as senhoritas apresentam composição entrelaçada, mas visivelmente independente; as mãos foram desenhadas com traços diferentes e suas faces, do lado direito, reproduzem máscaras africanas. Os olhos foram bem acentuados e as faces apresentam formas Cubistas, marcantemente Picassianas. A única figura sentada tem o corpo voltado para a frente, mas a face modificada, que é nitidamente Cubista, está voltada para o espectador. A composição dessa pintura mostra reflexão, tudo foi muito bem estudado e pensado por Picasso, que produziu 19 esboços para a obra (1906), sem contarmos os inúmeros estudos individuais de cada figura, além do primeiro esboço do quadro completo.

As Senhoritas de Avignon [Demoiselles d'Avignon], quadro de Picasso, representou o marco na produção da arte das vanguardas ocidentais, refletindo a ruptura de vários cânones longamente estabelecidos para a pintura. Nessa obra, o tema principal abordado por Picasso não foi realmente as ditas, senhoritas, suas figuras ou expressão, mas o verdadeiro tema abordado foi a quebra de todas as normas estabelecidas há centenas de anos, desde a primeira regra, da perspectiva do ponto de vista de um único ângulo de visão; e da segunda regra, da pintura com um único estilo por quadro, confrontado aqui com a diversidade dos vários estilos de pintura apresentadas no mesmo quadro; e da terceira regra, da arte nascida das teorias Cubistas, que produzia distorções propositais pesquisadas por Picasso. A quebra de todas estas regras deu-se justamente naquele peculiar momento em que a maioria dos artistas buscava a afirmação da estética condizente com o início do novo século.

O quadro As Senhoritas de Avignon não apareceu em público senão 13 anos após a sua criação: a obra permaneceu por mais de 2 anos coberta no estúdio de Picasso. O quadro foi somente exibido publicamente décadas depois de sua criação (1937-), mas exerceu influência de extrema capilaridade entre os artistas e convidados de Picasso, desejosos de contemplar essa obra-prima da arte das vanguardas ocidentais.

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