GLOSSÁRIO: ORFISMO OU CUBISMO ÓRFICO [ORFISME] (Paris, 1912-).
Destaques: APOLLINAIRE, Guillaume e Robert DELAUNAY.
O Orfismo surgiu diretamente do Cubismo, mas foi como grupo dissidente, liderado por Robert Delaunay e Fernand Léger, que não aceitaram as restrições do Monocromatismo Cubista estabelecido por seus principais expoentes, Georges Braque e Pablo Picasso. Depois da visita de Delaunay e Léger à primeira mostra Cubista, Guillaume Apollinaire nomeou o Orfismo, nome inspirado no personagem grego Orfeu, com o qual ele passou a designar o grupo dos dissidentes. Quando o escritor e poeta publicou a sua crítica sobre a pintura colorida de R. Delaunay, que tinha lançado sua série das ditas, Janelas Simultâneas (1912), Apollinaire escreveu:
[…] O Orfismo surgiu de Matisse e do Fauvismo, especialmente das suas tendências luminosas e antiacadêmicas […]
As pesquisas de cor presentes no Orfismo e no Simultaneísmo de Delaunay, que também influenciaram o Fauvismo e o Cubismo, nasceram das teorias de Eugène Chevreul, presente nas pesquisas de Georges Seurat e dos Pontilhistas, posteriormente denominados de Neo-Impressionistas ou Pós-Impressionistas (SF, apud HULTEN et al.,1986: 570).
\Foram principalmente as pinturas de Robert Delaunay que formaram a base do Orfismo, denominação de marcante estilo pictórico ao qual aderiram vários vanguardistas como os irmãos Duchamp (Villon e Duchamp-Villon), que formavam o dito, Grupo (Francês) de Puteaux, entre outros artistas que formaram o Grupo (Francês) da Seção de Ouro (Paris, c. 1910-1920). Na época, dois artistas norte-americanos que estudavam arte em Paris, Stanton MacDonald-Wright e Morgan Russell, adotaram nas suas obras a Abstração no estilo do Orfismo de Delaunay, que lançaram como movimento independente, nomeado de Sincromismo [Synchromisme], e denominei (v., abaixo), de Grupo Internacional do Sincromismo na Europa e América (HULTEN, et al., 1986: 532).
REFERÊNCIA:
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 532, 570.
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